Argentina

A Bodega Ruca Malén, sediada em Agrelo, zona alta de Luján de Cuyo/Mendoza é uma bodega cujos rótulos homenageiam as tradições mapuches e graças a seu árduo trabalho conseguiu um lugar de destaque no competitivo mercado local e internacional. Fundada em 1998 pelos experientes empresários do setor vitivinícola Jean-Pierre Thibaud (ex-presidente da Chandon Argentina) e Jacques Louis de Montalambert (de família tradicional da Borgonha), teve sua primeira safra em 1999. A contratação do enólogo Pablo Cúneo deu a essa bodega sediada em Agrelo uma clara direção. Colheita após colheita seus vinhos mantém qualidade homogênea. Esse bom resultado tem haver com a equipe que trabalha nos vinhedos. Por outro lado cabe destacar que 45% da produção são exportados para diversos países, dentre os quais México, Canadá, Estados Unidos, Brasil, Colômbia, Equador, Uruguai, República Dominicana, Inglaterra, França, Espanha, Suíça, Holanda, etc. e o restante é comercializado no comércio interno.

São Paulo-20140425-02566

A Bodega está estabelecida à beira da Ruta Nacional 7, que atravessa toda Cordilheira e vai para o Chile (cerca de pouco mais de 400 km). Foi instalado um restaurante luxuoso que recebe turistas do mundo inteiro e que tem serviço “à francesa” com cardápio fixo com ênfase na compatibilização enogastronomica. A visão que se tem do restaurante é idílica com os picos nevados da Cordilheira dos Andes ao fundo e vinhedos por todos os lados. É uma visita obrigatória para quem vai a Mendoza.

A visita pode ser feita em três línguas: espanhol, inglês ou português. A realização de degustações verticais com vinhos da linha Ruca Malén Cabernet Sauvignon ou Malbec é corriqueira, basta avisar com antecedência. Também são oferecidos almoços de segunda a domingo com reserva prévia. Existe um menu fixo de cinco pratos harmonizados com toda linha de vinhos. Há também a opção de degustação com acompanhamento de uma tábua de queijos e frios. No Brasil os vinhos são importados por Hannover.

São Paulo-20140425-02567

Kinién de Don Raul 2007 – origem: Argentina – região: Agrelo/ Luján de Cuyo/Mendoza – uvas: Cabernet Sauvignon (60%), Malbec (30%) e Petit Verdot (10%) – preço:  R$ 230,00 – Para este vinho foram selecionadas barricas francesas François Freres, de grão fino e tostado médio. Produzido com inspiração no grande enólogo argentino Raul de La Mota (que trabalhou na tradicional Bodega Weinert), internacionalmente conhecido. Raul foi discípulo de Emile Peynaud e Ribereau-Gayon, estudioso de enologia preocupado com a produção de vinhos bem elaborados. Análise organoléptica: cor intensa sem halo de evolução. Ótima complexidade olfativa com especiarias, fruta em compota, chocolate, leve balsâmico, tudo entrelaçado harmonicamente com muita concentração. Na boca subscreve plenamente o palato com taninos macios, sedosos e aveludados. Mineral, acídulo e persistente, se constitui prova inequívoca de que os grandes vinhos argentinos podem ter a Malbec como solista ou coadjuvante. Modestamente, entendemos que a essa casta é capaz de produzir vinhos extraordinários se mesclada à Cabernet Sauvignon e às outras castas ditas “internacionais. ” Avaliação: 90-91/100 pts. +

(Visited 724 times, 724 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *