haywood1

Existe muito preconceito contra o vinho branco. Além disso para muita gente esse tipo de vinho tem que ser bebido logo porque não agüenta muito tempo na garrafa. São crenças arraigadas erroneamente na cabeça de algumas pessoas eis que podemos assegurar que alguns vinhos brancos fogem desse paradigma porque são dotados da capacidade de envelhecer na garrafa e, porque não, de evoluir, principalmente se foi produzido numa boa safra. Alguns chardonnays bem feitos do Novo Mundo (com passagem por madeira ou não) adquirem essa qualidade. Outro fator importante para que isso aconteça é a sua conservação: guardado na adega climatizada ou em outro local apropriado irá evoluir bem desde que possua atributos para tanto.

Também é bom destacar que a expressiva maioria dos vinhos brancos que estão no comércio deverão ser consumidos em um ou dois anos a contar da safra indicada no rótulo, então, não adianta guardá-los (mesmo que na adega climatizada) porque esses vinhos não irão melhorar, no máximo e com muita sorte, ficarão na mesma.

 

Muito bem. O vinho escolhido para essa resenha foge dessa característica: Haywood Vintners Select California Chardonnay 2002. Segundo o portal de seu importador Impexco (Rio de Janeiro) “Peter Haywood fundou a Haywood Winery em 1980, produzindo naquela época o tradicional vinho Zinfandel originário dos renomados vinhedos de “Los Chemizal” localizados aos pé das montanhas de Sonoma.  Desde então, a empresa passou a investir em novas áreas de plantio de novas variedades de uvas visando a produção de uma linha exclusivamente composta por vinhos varietais tipicamente americanos. A Haywood é hoje em dia uma das maiores vinícolas da Califórnia na produção de vinhos varietais simples”.

 

Adquirido em novembro de 2005 e apontado como Best Buy pela Wine Enthusiast, o Haywood Vintners Select California Chardonnay não informa no rótulo de onde provém as uvas utilizadas na sua produção, apenas ostenta o epíteto “Califórnia Chardonnay”, portanto, produzido com uvas de qualquer região da Califórnia.

 

Degustação –
O Haywood chardonnay apresentou cor amarelo palha com reflexos levemente dourados com discreto halo de evolução. No olfato notas de baunilha sem encobrir a fruta limpa e de fácil percepção, com maçã verde, pêra, abacaxi e mel. Boca a subscrever o olfato com médio frescor, álcool (13%) na medida, alguma untuosidade, corpo adequado, sugestões cítricas secundadas por notas tostadas, boa fruta e ao final um leve amargor.

O que chamou atenção neste vinho foi o seu equilíbrio gustativo porque não se trata de um “suco de madeira”, mas sim, de um chardonnay que manteve suas características frutadas apesar de seus sete anos na garrafa.  Por fim, cabe esclarecer que a safra 2002 foi ótima para a cepa na Califórnia e certamente que este fator também concorreu para o seu correto amadurecimento na garrafa. Por fim uma curiosidade: no portal do importador consta “amadurecimento 6 meses em tanques de aço inox” e no portal do produtor não consta nenhuma informação sobre esse vinho.

Avaliação: 87/100 pts.  Preço: R$ 53,33 em 14.11.2005  (www.impexco.com.br)  Nos EUA: US$ 15

(Visited 228 times, 228 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *