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Inicialmente gostaria de tecer algumas considerações sobre a “Confraria dos Enoblogs”, cuja coordenação atual é de Gil Mesquita (vinhoparatodos.blogspot.com) e cuja administração está por conta de Alexandre Frias, do “diáriodebacco”. O primeiro optou por degustar e comentar vinhos de no máximo R$ 50,00. Resultado: recentemente registrou 100.000 visitas no seu blog.  E, sem pestanejar, posso afirmar que esse número expressivo de visitas se deve a seu estilo fácil e objetivo de escrever e também porque amiúde escolhe vinhos que estão ao alcance de todos, daí o sugestivo nome do blog de “vinhosparatodos” e os comenta com bastante precisão.

Já o Alexandre teve uma idéia melhor ainda: com o surgimento de diversos enobloguistas entre os quais me incluo, criou o portal www.enoblogs.com.br e assim passou a promover de forma decidida e sistemática a cultura do vinho e da gastronomia ao oferecer a possibilidade de cadastramento dos blogs dos interessados de modo que à medida que os “posts” ou artigos são lançados, a cada hora são atualizados no portal www.enoblogs.com.br, que os indexa de forma sistemática.

 

Assim, todo blog cadastrado deve ostentar um selo, a ser solicitado no portal “enoblogs”, que verificará se o conteúdo tem compatibilidade com a difusão da cultura do vinho e da gastronomia. Uma vez aprovado e com a publicação do selo “Enoblogs – blogs unidos pelo vinho” no blog interessado, toda e qualquer publicação terá seu conteúdo liberado no “enoblogs.com.br”.

 

Agora vamos a uma das principais atividades dos enoblogs, que é o comentário do vinho do mês (maio), Miolo Gamay 2009, que desta vez foi escolhido pelo Marcus, do blog azpilicueta http://azpilicueta96.blogspot.com

 

Aproveito a oportunidade para informar que para junho de 2009, o vinho escolhido é o chileno Ventisquero Tantehue Cabernet Sauvignon 2007 (ou 2006), preço médio R$ 18,00, da importadora paranaense Cantú  (0300 210 10 10),  com larga distribuição nas principais redes de supermercados e lojas afins.

Agora vamos ao que interessa: no portal da Miolo consta a seguinte informação “A Miolo, em parceria com Henry Marionnet, um dos melhores viticultores da França segundo Robert Parker, considerado pela imprensa francesa e pela crítica internacional como “o papa do Gamay“, produziu o Miolo Gamay 2009, elaborado com uvas da Campanha gaúcha (RS), através do processo de maceração carbônica”.

E quanto custa? No portal da Miolo consta o preço sugerido: R$ 115,00 a caixa com seis garrafas, o que dá R$ 19,16 por garrafa mais as despesas de frete. Fiz uma simulação que totalizou R$ 30,00 (moro em São Paulo, Capital) relativos ao frete, perfazendo o total de R$ 145,00 que elevou o preço da unidade para R$ 24,16. Contudo, esclareço que este vinho já pode ser encontrado nas grandes redes de supermercados, no Carrefour seu preço médio é de R$ 26,90 (Loja Villa Lobos). Todavia, no dia 26 de abril,  pude adquiri-lo numa promoção da Loja Butantã da mesma rede por R$ 14,89 (catorze reais e oitenta e nove centavos consoante cupom fiscal GNF 002181 COD 004840).

 

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Degustação
Vermelho-rubi violáceo com reflexos púrpuras nas bordas. No olfato bastante frutado com destaque para  groselha e morango. Na boca é um vinho ligeiro que apresenta corpo magrinho, pouco concentrado, quase sem taninos (característica da casta), médio frescor, pouca persistência, ausência de amargor e alguma doçura residual, no limite do seco como bem apontado pelo experiente enófilo José Paulo Schiffini, no portal www.enoeventos.com.br/200902/gamay/gamay.htm, cujos comentários (no meu modesto ponto de vista),  são de leitura obrigatória para quem quiser saber mais sobre este vinho. Por fim, é bem fácil de beber (de preferência beba-o bem gelado e mantenha-o no balde com gelo) e que procura cumprir a proposta a que veio: ser um vinho jovem e leve, ideal para o clima quente do Brasil.  Seu preço poderia ser um pouquinho menor. Avaliação: 83/100 pts.

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0 thoughts on “Miolo Gamay 2009”

  1. Olá confrade!

    Obrigado pelos comentários, mas gostaria de fazer alguns esclarecimentos:

    O Enoblogs (site) e a Confraria Brasileira de Enoblogs (confraria virtual), são coisas diferentes.

    A Confraria Brasileira de Enoblogs é uma idéia que surgiu originalmente do Gil (Vinho para Todos) e do Leonardo (Viva o Vinho). A brincadeira começou em Fevereiro de 2007 e até hoje, é uma das confrarias mais divertidas que existem na web em atividade. Veja como começou aqui: http://vinhoparatodos.blogspot.com/2007/02/lovara-cabernet-sauvignon-2005.html
    Ainda hoje, a atividade da confraria é organizada exclusivamente pelo Gil.

    O site ENOBLOGS – blogs unidos pelo vinho, é um site que criei em novembro de 2008 e que reúne todos esses blogueiros apaixonados por vinho. O projeto busca multiplicar essa cultura através do conhecimento e troca de informações entre quem escreve e quem lê. Esse projeto é administrado por mim.

    Sendo assim, apesar de terem nomes iguais, são atividades diferentes, com administradores diferentes, porém na essência, trabalhamos juntos com o mesmo desejo de juntar os apaixonados pelo vinho.

    um grande abraço!

    Alexandre
    http://www.diariodebaco.com.br

    1. Alexandre,

      Obrigado pelos esclarecimentos que doravante farão parte de meu artigo, porque farei as alterações necessárias.

      forte braço

      Jeriel

      1. Glauber,

        As suas palavras atuam como incentivo. Sempre que houver alguma falha ou incorreção ou mesmo se você não concordar com alguma coisa manifeste-se, porque saberei ouvir e fazer as correções necessárias, se o caso.

        abraço

        Jeriel

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