ventisquero-003

 

Com a ascenção da Carménère chilena muitos produtores passaram a lhe dar mais destaque em detrimento de sua prima Merlot e por isso, atualmente, há uma gama de Carménères à disposição dos consumidores. O mesmo não se pode falar da Merlot, que ficou praticamente “esquecida”, uma vez que desde a década de 1990 todos os investimentos recaíram sobre a Carménère que vem sendo apontada como “uva símbolo” do país. Outras vinícolas investem na Syrah, Pinot Noir, Malbec, Cabernet Franc e até na Carignan com resultados animadores (a própria Ventisquero tem se destacado com Cabernet Sauvignon, Syrah e Carménère e conseguiu que seu Sauvignon Blanc Queulat 2008  conquistasse o título de melhor vinho da categoria na  Expovinis 2009), mas não se tem conhecimento de nenhum Merlot de nomeada. Todavia, ousamos dissentir do ponto de vista de que a Carménère é a “uva símbolo” do Chile porque este lugar é de fato da Cabernet Sauvignon (gostaria de enfatizar que esse  é o meu ponto de vista e também que não sou contra a Carménère, até porque ela tem se mostrado uma excelente parceira da  Cabernet Sauvignon nos vinhos de corte) . E tem mais.  Sem exagerar é fato inconteste que os cabernets chilenos estão entre os melhores do mundo. É só consultar qualquer publicação do gênero (nacional e internacional) para constatar as altas pontuações atingidas por esses vinhos.  Contudo, como forma de identidade a Carménère foi a escolhida e o Brasil é um de seus maiores consumidores. E, apesar do importante papel que desempenhou no passado, a Merlot foi parcialmente deixada de lado.

 

 

O vinho escolhido foge desse padrão porque é um Merlot, da linha Grey, que em termos de posicionamento no mercado está acima da linha Queulat – Gran Reserva e somente abaixo  dos ícones Pangea (Syrah) e Vértice (Carménère e Syrah).

 

Além da indicação do teor alcoólico (14,5%), o contra-rótulo assinado pelo enólogo Felipe Tosso ostenta a seguinte informação: “Quiero presentarles nuestro Ventisquero Grey, creado pensando em la pureza del terroir del Valle de Yali. Este gran vino proviene de la selección de las uvas de las laderas del fundo Trinidad, madurado durante 15 meses em barricas de encinas francesas, para entregarnos um vino de exuberante elegância, complejidad y equilíbrio, el cual es la inspiración de um gran equipo de trabajo”.  

 

Pois bem. O “Fundo Trinidad” fica no Valle de Yali, sub-região do Vale do Maipo, 140 km a sudoeste de Santiago e a 35 km do Pacífico. A proximidade com o mar proporciona influência marítima à região. A altitude varia de 150 a 260 metros acima do nível do mar. O clima apresenta uma longa estação seca com influência da costa e temperaturas médias variando entre mínima de cinco graus e máxima de quinze graus. No verão a temperatura média varia entre mínima de doze graus e máxima de vinte e nove graus. 

 

No corte do Grey Merlot 2005 existe uma pequena participação da Carménère (5%) e da Syrah (10%). Foi realizada a maceração pré-fermentativa a baixas temperaturas para extrair maior quantidade de cor e aroma. O mosto foi fermentado em tanques de aço inoxidável e cerca de 100% dele passou quinze meses em barricas de carvalho francês e mais um ano na garrafa antes de sua liberação. Também não podemos olvidar de que a safra de 2005 foi excelente no Chile e que a colheita da Merlot ocorreu em abril, isto é, no exato momento em que a uva apresentou qualidades organolépticas ideais tantos nos aromas como na maturação dos taninos.

 

Degustação
Ventisquero Grey Merlot  2005
Cor rubi violáceo com alguma profundidade e sem halo de evolução. Nariz intenso com predomínio de frutas vermelhas maduras (cerejas e amoras). Um toque de baunilha, licor de cassis, especiarias (pimenta) e uma leve sugestão defumada com boa sustentação. Boca limpa, redonda, extremamente macia, de taninos suaves e aveludados, com a repetição das sensações olfativas (muito frutado), num corpo médio e de muito boa acidez, longo e persistente. Termina com uma leve nota de chocolate e apresenta retrogosto duradouro.  Certamente um dos melhores merlots chilenos (porque apresenta excelente tipicidade da casta) da safra 2005 e que tem bom potencial de evolução na garrafa (3/5 anos).
Observação: o 2006 já está à venda é tão bom ou melhor do que esse!
Avaliação: 89/100 pts.+      Preço: R$ 79,90 (Carrefour ou lojas especializadas)  Importador: www.cantu.com.br    tel 0300 210 10 10

(Visited 154 times, 154 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *