O vinho escolhido para este post é um Sauvignon Blanc chileno denominado “Luminoso Reserva 2008”, da “Gracia de Chile”, elaborado com uvas de umas das regiões mais distantes do país andino: o promissor Vale de Bío Bío, o mais austral dos vales produtores chilenos porque está situado a 500 km ao sul de Santiago e que demonstra que a cepa tem plenas condições de evoluir nessa região de clima ameno, de invernos suaves e chuvosos. Os verões são mais frescos que outros vales do país devido à sua latitude. Isso faz com que as uvas atinjam seu ciclo lentamente, conservando seu frescor, intensidade de sabores e de aromas. O solo da região contém uma expressiva quantidade de areia e de pedras, o que permite obter de maneira natural rendimentos baixos. A altura da Cordilheira dos Andes baixa consideravelmente com menores temperaturas a determinar que a colheita ocorra duas semanas depois das verificadas nas regiões mais quentes e o resultado do cultivo principalmente de uvas brancas como Riesling, Gewürztraminer, Sauvignon Blanc e Chardonnay são bastante animadores. A Pinot Noir também é cultivada com algum sucesso.

 

Sauvignon Blanc Gracia Luminoso 2008
Sauvignon Blanc Gracia Luminoso 2008

 

A vinícola “Gracia de Chile” faz parte do conglomerado “Corpora Viñedos e Bodegas” ao qual pertence as Viñas Agustinos, Canata e Veranda.  O atual importador é a rede de supermercados “Wal-Mart”, onde esse vinho pode ser encontrado com alguma facilidade por preço acessível: R$ 14,98. A característica principal da Gracia de Chile segundo Hugh Johnson (Guia de Vinhos de Bolso – edição 2008), é “possuir vinhedos desde Aconcágua até Bío Bío”, e entre outros vinhos,  o renomado expert britânico cita este Sauvignon Blanc como um dos “melhores”.

 

O contra-rótulo informa que: “as uvas para nosso Sauvignon Blanc Luminoso foram colhidas nas primeiras horas da manhã, para preservar seu caráter de fruta fresca. Aromas dos verdes da floresta e de melão destacam-se pelas notas cítricas de limão de pomelo no paladar, que é suave e bem equilibrado, com um final fresco. Ideal para beber como aperitivo e no acompanhamento de peixes e mariscos em geral. Beber entre 8 e 10°C”.

 

Degustação –

Atraente cor amarelo verdeal intenso e brilhante. No nariz, os 13,5% de álcool estão integrados e o aromas que se destacam são os florais, com uma pontinha de dama-da-noite e mel. Depois de algum, tempo as tradicionais notas verdes da casta e a  fruta cítrica aparece, mas o perfil aromático lembra um Sauvignon de clima quente por conta do predomínio das notas florais ocupando o espaço das vegetais. Na boca é um vinho que se destaca por seu frescor que lhe dá alguma suculência e nesse particular  se aproxima dos vinhos de Casablanca, San Antonio e Leyda, porém, fica a dever na mineralidade. Redondo, pleno, macio, persistente, dá espaço para a fruta com sugestões cítricas – destaque para grapefruit (toranja). Termina com pequeno amargor vegetal dentro do limite do aceitável. Seu retrogosto também é ligeiramente herbáceo. Enfim, o Sauvignon Luminoso é um vinho franco, direto, fácil de beber, de boa tipicidade porque consegue exprimir o caráter varietal da cepa e que conta com um fator atraente para o consumidor: sua relação preço-qualidade é bastante favorável, porque se hipoteticamente for comparado com outros Sauvignons da mesma faixa de preço irá se destacar por conta de sua qualidade. Não vai ganhar complexidade na garrafa, todavia, poderá ser consumido despreocupadamente nos próximos doze meses. Por fim, destaco que harmonizou bem com a cremosidade de um quiche de alho poró.

Avaliação: 86/100  pts.    

Preço: R$ 14,98 (03.08.2009)

Wal-Mart Supercenter Granja Vianna – Rod. Raposo Tavares nº 23.033 (sentido SP)

(Visited 257 times, 257 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *