Valduga Cabernet Franc 2005
Valduga Cabernet Franc 2005

É a terceira uva vermelha de Bordeaux e sua reputação se deve à sua participação no denominado “corte bordalês”, porque é mais leve e não tem os taninos nem a acidez nem a estrutura da Cabernet Sauvignon, mas oferece aromas frescos e frutados e um gosto característico de fruta madura (groselha e amora). Pode ter alguns aromas da Cabernet Sauvignon, como pimenta verde e folhas de groselha, porque amadurece mais cedo e em condições frias, mais completamente do que sua prima distinta. A Cabernet Franc é muito importante na margem direita do Rio Gironda, em Bordeaux, principalmente em St. Emilión, onde é a principal uva do Château Cheval Blanc. Também é cultivada com sucesso no Vale do Loire e na Itália, especialmente no Friuli. No Novo Mundo é cultivada na maior parte dos países produtores, utilizada sempre em cortes, porém, também é vinificada sozinha e aqui no Brasil desempenhou papel importante nas décadas de setenta e oitenta e até hoje é produzida.

  

Eduardo Viotti, autor do “Guia dos Vinhos Brasileiros – 2006 assinala que: “uma das primeiras francesas a dar vinho varietal no Brasil. Embora não tenha a consistência da Cabernet Sauvignon, vai bem: só tem menos corpo, menos cor, menos tudo. No Brasil, funciona para vinhos jovens, leves e frutados e é muito disseminada. As características que a Cabernet Franc assume aqui são mais parecidas com aquelas que tem no Loire do que as que exibe em Bordeaux, porque seus vinhos são mais leves, de médio corpo para magriço, com pouca estrutura, ideais para serem bebidos jovens, sem muito compromisso com complexidade, sem ficar procurando muita coisa. Vinhos para beber na hora em que chegam às mãos, não guardar”.

 

Pois bem. A sugestão do 32º vinho provado para a Confraria Brasileira de Enoblogs partiu do Confrade Gil Mesquita, do “Vinho para Todos” (vinhoparatodos.blogspot.com).  A Confraria recebeu a adesão de dois novos importantes confrades: Chiquinho Badaró e Fabiana Andrade, respectivamente  do “Vinhos e Vinhas” e “Vim, Vinho, Venci”.  

 

O contra-rótulo informa que: “Premium Casa Valduga são vinhos finos com origem em vinhedos próprios, elaborados obedecendo ao critério de rígida seleção manual das uvas com produção média de 3 kg por planta. Somente disponíveis em safras especiais e premiadas internacionalmente. Um vinho pleno, aveludado e encorpado, de coloração vermelho rubi intenso. Possui bouquet frutado, lembrando framboesas silvestres, licor de cassis com traços florais harmoniosamente mesclados aos aportes de madeira. Longa persistência gustativa. Consumo: 16° – 18° C.”

 

DEGUSTAÇÃO

Casa Valduga Cabernet Franc Premium 2005

Cor rubi violáceo intenso com reflexos púrpuras de tingir a taça, a demonstrar boa extração. Aroma inicial terroso bem característico de alguns vinhos da Serra Gaúcha, secundado por uma leve sugestão mentolada e de eucalipto. Depois de algum tempo na taça, a fruta que estava “escondida” da o ar de sua graça através de uma leve nota de compota de ameixas e de amoras, muito bem distribuída. Álcool generoso (14%). Na boca um vinho forte, de boa presença, taninos presentes de qualidade e com alguma maciez. Mostrou um conjunto bem equilibrado, com a acidez se destacando e com razoável espaço para a fruta, porque a madeira ainda a encobre um pouco mas nada que não possa ser resolvido com mais algum tempo na garrafa onde deverá ganhar complexidade. Outra qualidade é a sua tipicidade, porque se mostrou um vinho denso, que exibe as características da cepa e ao mesmo tempo fácil de beber. Tivesse um pouco mais de fruta e concentração de sabor sua nota seria ainda maior, mas já é um bom começo, porque foi degustado pela terceira vez e mostrou consistência. Dos três varietais tintos dessa linha se mostrou o mais equilibrado. Provar também o chardonnay “Gran Reserva” 2008.

Avaliação: 86/100 pts. +    Preço em SP: R$ 39,90 (em junho de 2009 no Sacolão Obatel 011 3083 2669) ou  www.casavalduga.com.br

(Visited 200 times, 200 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *