aniversario-cibele-049

aniversario-cibele-047

aniversario-cibele-048

 

No dia 28 de outubro de 2009, Cátia Betta e Giselda Badelucci, sócias da importadora Wine Lovers, realizaram almoço para apresentação dos vinhos argentinos Finca Altorfer – Viñas Don Martin S/A. 

 

Essa vinícola está situada a 1.000 metros de altitude na região de Alto Agrelo (Luján de Cuyo) em Mendoza e pertence a um grupo suiço. Conta com 60 hectares de vinhedos. O distrito de Luján de Cuyo é muito conhecido por possuir um terroir privilegiado para o cultivo de Malbec e, inclusive, abriga uma DOC.

 

Felix Martin Altorfer, um dos proprietários da vinícola, esteve presente e sempre atento às observações dos presentes e afável no trato, contou um pouco de sua história e apresentou dois de seus vinhos: o varietal Malbec e o corte Malbec/Cab.Sauvignon, que são elaborados de forma artesanal, com uvas cuidadosamente selecionadas e colhidas manualmente.

 

Os dois vinhos foram produzidos com assessoria do enólogo Roberto de La Mota, filho do grande enólogo argentino Don Raul de La Mota (que trabalhou na tradicional Bodega Weinert), ambos internacionalmente conhecidos. Raul foi discípulo de Émile Peynaud e Ribereau-Gayon, estudiosos de enologia preocupados com a produção de vinhos bem elaborados. Já Roberto trabalhou no grupo Chandon da Argentina e foi o responsável pelo sucesso do Cheval des Andes, vinho resultado da parceria da Terrazas de Los Andes e o Chateau Cheval Blanc. Atualmente, além de sua própria vinícola – Mendel Wines – Roberto assessora quatro vinícolas e a Viña Don Martin é uma delas.

 

  

O objetivo da Viñas Don Martin S/A é produzir em escala reduzida para alcançar melhores níveis de qualidade. E isso pôde ser notado no estilo dos vinhos, marcados pela influência de Roberto de La Mota.  Ambos apresentaram invejável equilíbrio gustativo privilegiando a fruta, tanto no aroma como no paladar. Os dois vinhos (malbec como o malbec/cabernet sauvignon) têm álcool elevado, mas integrado com os demais elementos. A passagem por madeira é muito curta, apenas três meses, justamente para não encobrir a fruta. O malbec foi mais aromático e intenso no palato, ao passo que o blend foi mais plano nos aromas e não menos complexo por isso. Deu para sentir uma nota mentolada característica da Cabernet Sauvignon no Novo Mundo. Segundo Don Martin, o Malbec tem bastante aceitação na sua terra natal – Suíça – onde a versão “Rosé de Malbec” também conta com importante aceitação. Don Martin também revelou que no ano que vem pretende lançar um Chardonnay e a linha reserva. Além dos dois vinhos degustados, ainda há três varietais: Syrah, Cabernet Sauvignon e um Rosé que serão degustados noutra oportunidade.

 

01A bandeira argentina

 

Sobre a região: Alto Agrelo é uma região fria de Mendoza, que faz parte de Luján de Cuyo, região na qual a malbec encontra a sua máxima expressão na Argentina (inclusive foi elevada à condição de DOC). O solo pobre, bem drenado, rico em minerais tem composição ideal e as características geográficas da região concorrem positivamente para o cultivo de videiras. A região também se destaca pela amplitude térmica e as condições climáticas especiais de que se beneficia (seu clima é temperado continental seco, com poucas precipitações durante a época de outono e inverno e mais expressiva durante o verão), são perfeitas para as videiras, que se expressam através de uvas de ótima qualidade, das quais resultam excelentes vinhos que justificam a fama da região.

 

Nessa primeira degustação foram degustados os seguintes vinhos:

 

Finca Altorfer – Malbec 2008

Finca Altorfer Malbec/Cabernet Sauvignon 2007

 

 

A linha completa compreende cinco vinhos (safras 2008 e 2009), a saber:

 

Finca Altorfer  – Cabernet Sauvignon

Finca Altorfer – Syrah

Finca Altorfer – Malbec Rosé

 

 

 

Abaixo a descrição e avaliação dos vinhos degustados:

 

FINCA ALTORFER – VIÑAS DON MARTIN S.A.

Origem: Argentina – região: Alto Agrelo/Mendoza – safra: 2008 – álcool: 14,9% – Variedade: Malbec (100%) – preço: R$ 48,00

Rubi intenso de media profundidade com reflexos violáceos. No olfato apresentou muito boa expressão aromática com frutas vermelhas, ameixas e uma leve nota de baunilha com sustentação desses aromas na taça. Na boca se mostrou macio e complexo, com taninos presentes de ótima qualidade e ausência de amargor, acidez na medida, corpo bom, discreta presença de frutas vermelhas e final longo e suave com retrogosto frutado. Vinho que se destaca por sua tipicidade, bem feito, sem excessos e portanto equilibrado. Na sua faixa de preço tem tudo para se constituir numa opção certa porque cresceu à mesa ao acompanhar o famoso “arroz de pato” .Nota: 88/100 pts. +

 

Argentina

 

FINCA ALTORFER – VIÑAS DON MARTIN S.A.

Origem: Argentina – região: Alto Agrelo/Mendoza – safra: 2007 – álcool: 14,1% – Variedades: Malbec e Cabernet Sauvignon (50% de cada) – preço: R$ 48,00 – Vermelho-rubi violáceo intenso, profundo com leve halo de evolução. No olfato também apresentou ótima complexidade, porém, com menos intensidade com uma pitada herbácea (Cabernet Sauvignon), chocolate, fruta madura, especiarias, ameixas e madeira sem exagero.. Na boca subscreveu integralmente as sensações olfativas porque se mostrou elegante, de taninos macios no seu melhor momento de evolução, corpo delicado com boa integração do álcool, acidez, madeira e fruta. É menos concentrado do que o anterior, porém, se mostrou ligeiramente mais elegante. Termina suave e sem adstringência.Nota: 87-88/100 pts.

(Visited 502 times, 503 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *