chile-novembro-2009-1142

É uma das vinícolas chilenas de fácil acesso porque está localizada na região metropolitana de Santiago, na Avenida Quilín 7.100, Peñalolén. Para chegar lá basta tomar o metrô no sentido “Plaza de Puente Alto” e descer na estação Quilín. Ao sair da estação virar à esquerda e caminhar cerca de 500 metros até um enorme Shopping Center. Lá, de duas uma: tomar o microônibus “D 17” ou um táxi. A vinícola fica cerca de 3 km no máximo. Fazer agendamento pelo portal www.cousinomacul.com. O tour pela vinícola é interessante com fartas informações e dura cerca de quarenta minutos e encerra com a degustação de dois vinhos.  

Vinhedos plantados na região urbana de Santiago

Fundada em 1856 e localizada na região metropolitana de Santiago, é a única vinícola das que se estabeleceram no Chile no século XIX que ainda se encontra nas mãos da família fundadora (sexta geração), a qual controla cem por cento da empresa.

O nome da vinícola deriva do nome de seu fundador, “Don Matías-Cousiño”, que também é o nome da área onde se desenvolveu sua primeira sede, no Vale do Maipo. De outra parte o termo “Macul” é de origem indígena e significa “mão direita”. Olhando cuidadosamente o símbolo, veremos que o mesmo está formado pelas iniciais do nome da família fundadora, que teve papel fundamental na indústria de vinho chileno porque foi uma das primeiras a exportar sua produção para países como os Estados Unidos da América, países da América Central e Brasil, por exemplo.

A missão da vinícola é produzir vinhos de classe mundial sem perder a alma chilena destacando todo caráter do terroir do Alto Maipo. Dos 14 vinhos degustados, 11 foram indicados no Guia Descorchados 2009.

Garrafa antiga. Os vinhos Cousiño-Macul estão entre os mais longevos de todo Chile
Garrafa antiga. Os vinhos Cousiño-Macul estão entre os mais longevos de todo Chile

Lá são comercializados os segtes. rótulos:

Cousiño-Macul Lota 2005 – vinho ícone corte de Cabernet Sauvignon com Merlot, recentemente obteve a primeira colocação na degustação promovida pela revista “Wain” – custa $ 59.900 – aproximadamente US$ 120 no Chile.

Finis Terrae 2007 – a primeira safra foi em 1982. É um dos primeiros “vinhos ícones” do Chile, corte de Cabernet Sauvignon com Merlot. Vinho longevo e que reflete com fidelidade o terroir do Maipo.

Antiguas Reservas Cabernet Sauvignon

Antiguas Reservas Merlot

Antiguas Reservas Chardonnay

Cousiño-Macul Sauvignon Gris

Cousiño-Macul Reserva Riesling

Don Matias Reserva Cabernet Sauvigon e Don Matias Reserva Merlot

Cousiño-Macul Don Luis (Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc, Chardonnay, todos de vinhedos próprios e dois lançamentos: Syrah e Carménère) e Cousiño-Macul Doña Isidora Riesling

Cousiño-Macul Grey Cabernet Sauvignon

Cousiño-Macul Gris: Cabernet Sauvignon vinificado embraco, delicoso e refrescante por preço risível (no Chile)
Cousiño-Macul Gris: Cabernet Sauvignon vinificado em branco, delicioso e refrescante por preço risível (no Chile)

DEGUSTAÇÃO

Cousiño-Macul Gris Cabernet Sauvignon 2009

Trata-se de um Cabernet Sauvignon vinificado em branco, de atraente cor rosa salmão brilhante. Muito perfumado no nariz com notas florais e fruta doce, num perfil muito similar ao de um vinho rosé. Boca ligeira, com fruta em evidencia, ausência de taninos e frescor destacado. Facílimo de ser degustado, muito bom para os dias quentes de Verão em razão de sua leveza, que lhe permite ser bebido sozinho ou acompanhado de aperitivos leves. Termina suave e sem amargor. Avaliação: 85/100 pts. Preço em SP: não disponível 

Vinícola premiada internacionalmente

Cousiño-Macul Antiguas Reservas Cabernet Sauvignon

Origem: Chile – safra: 2007 – álcool: 13,5% – região: Vale do Maipo – uva: Cabernet Sauvignon – preço: no máximo R$ 50,00 – Vinho emblemático que resulta na seleção das melhores uvas de Cabernet Sauvignon da vinícola. Seu estilo é clássico, combinando a madurez do Novo Mundo, a elegância dos vinhos tradicionais e uma estrutura que permite uma grande capacidade de guarda. Amadurece em barricas de carvalho francês. Rubi violáceo intenso com alguma profundidade. Aromas típicos da casta com notas de pimentão, frutas vermelhas em profusão, coco e ligeiro tostado sobre um fundo herbáceo com boa sustentação desses aromas na taça. Boca gulosa com total subscrição do olfato. Fluído e com a madeira integrada aos demais elementos, é um vinho de médio corpo, muito frutado, elegante e harmonioso. Vinho muito consistente, regular e longevo, agora de perfil moderno (menos madeirado e mais frutado), bastante representativo do terroir local que demonstra domínio pleno domínio da cepa. Atraente relação preço-qualidade. Avaliação: 89/100 pts.

Antiguas Reserva Cabernet Sauvignon 2007 - um vinho imbatível na sua faixa de preço, muito mais frutado do que nas safras anteriores
Antiguas Reserva Cabernet Sauvignon 2007 – um vinho imbatível na sua faixa de preço, muito mais frutado do que nas safras anteriores
(Visited 1.723 times, 1.723 visits today)

4 thoughts on “Visita à Viña Cousiño-Macul – Tradição e Modernidade”

  1. Fui visitar o chile pela primeira vez em l968 e fui recomendado por um amigo que tomasse um COUSINO MACUL não lembro se era cabernet sauvignon ou outro, somente sei que me apaixonei pelo vinho ( cor sabor cheiro densidade transparencia ) e ate hoje so sei tomar esse vinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *