Valdivieso Cabernet Franc: um dos melhores expoentes da cepa em terras andinas
Valdivieso Cabernet Franc: um dos melhores expoentes da cepa em terras andinas

Estabelecida no Vale de Curicó, a Viña Valdivieso tem como enólogo Brett Jackson Powell e no seu portfolio alguns dos vinhos mais saborosos do país Andino irmão. Apenas para ilustrar, um dos vinhos chilenos mais conhecidos internacionalmente, o famoso Caballo Loco, que dispensa comentários, é produzido pela Valdivieso.A linha de produtos é bastante diversificada e, à exemplo de outros produtores, a Valdivieso é uma prova inconteste de que o Chile não produz somente bons Cabernets Sauvignons. Seu Eclat, um vinho elaborado à partir de uvas originárias do distante Vale do Maule, é uma gostosa mescla de Carignan, Mourvédre e Syrah. Na linha Single Vineyard, os destaques são praticamente todos os rótulos, mas,para não cometer nenhuma injustiça,registro que o Malbec e o Cabernet Franc sobressaem por conta da tipicidade. Nos brancos há um interessante Pinot Grigio. Entretanto, o vinho escolhido é o Cabernet Franc que, na opinião de quem escreve essas linhas, é um dos maiores expoentes desta cepa no Chile. Por quê? A resposta é simples. A vinícola sempre exibiu um perfeito manejo desta cepa bordalesa que, ao ser bem tratada, produz vinhos excepcionais e o Valdivieso Single Vineyard Cabernet Franc não foge à regra. Além disso, é um vinho consistente e sobretudo confiável, porque safra após safra, sempre exibe a mesma qualidade porque reflete à perfeição o terroir local, ideal para a cepa.

Apenas para elucidação, transcrevemos a avaliação deste vinho no Guia Descorchados 2009: “Jugoso e elegante, viveza en frutas rojas sobre un lado especiado y fresco. La boca brilla en acidez, llena de matices, llena de una fresca acidez y un fundo de frutas negras. Muy, muy bueno”.

Maridaje: Confit de pato y especias marroquíes.

Temperatura de servicio: 18 grados y decanter.

Consumo ideal: 2015

Nota: 92/100 pts.

O seu contra-rótulo informa que:

” Foi feita uma minuciosa seleção de uvas desta cepa que crescem principalmente no Vale Central do Chile. O vinho resultante é moderado, envelhecido em barris de carvalho francês, tem a cor rubi escuro, sabor gostoso de frutas e aromas de carvalho. Taninos suaves e boa persistência”.

Degustação – Valdivieso Single Vineyard Cabernet Franc 2006 – Vale de Colchágua – 14% álcool – Importadora Bruck – preço médio R$ 65,00

Cor: rubi violáceo profundo, intenso sem halo de evolução

Aromas: no início uma nota tostada domina o conjunto. Depois mentol sobre um fundo de frutas negras com destaque para ameixa. Evoluiu para geléia de amoras com uma pitadinha de cassis. Ótima sustentação sem a tradicional goiabada, apenas uma sobra de álcool que não incomoda. No fundo de copo uma sugestão achocolatada. Boca: macia, intensa, taninos vivos sem incomodar. Como todo bom Cabernet Franc é redondo e tem boa fruta (madura), que não está subjugada pela acidez ou pelos taninos delicadamente potentes.Tem profundidade. Quente no palato, termina ligeiramente curto, rugoso, salivante (boa acidez) e promete uma ótima evolução na garrafa nos próximos cinco anos. Uma boa pedida para quem deseja conhecer melhor a casta, porque este exemplar tem tipicidade de sobra. Boa relação preço-qualidade. Avaliação: 89/100 pts. ++

(Visited 255 times, 255 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *