Casa Silva Cool Coast: mineralidade quase salina
Casa Silva Cool Coast: tipicidade à toda prova com muita mineralidade quase salina

A Casa Silva, fundada em 1892 está localizada no Vale de Colchágua a cerca de 180 km ao sul de Santiago. Em 1977, Mario Silva Cinfuentes, da 4ª. geração da família começou a trabalhar nas terras do “Fundo Angostura”. Recomprou terras vendidas, comprou novas propriedades, fez novas plantações e recuperou a adega, enfim, voltou a dar impulso a um negócio estritamente familiar. Hoje Mario Silva é considerado um visionário e inovador sendo o grande responsável por ter ressuscitado a empresa. Em 1997, Mario Pablo Silva, filho mais velho de Mario Silva, propôs a seu pai abandonar a venda de vinho a granel para passar a engarrafar os excelentes vinhos produzidos pela família com a finalidade de exportá-los com sua própria marca. Mário aceitou o desafio e criou a “Viña Casa Silva”. Hoje, a vinícola é considerada uma das empresas mais familiares do Chile e com o passar dos anos vem acumulando inúmeros prêmios e reconhecimentos internacionais, transformando-se numa das vinícolas mais premiadas do Chile na atualidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vale de Colchágua

Atualmente, a Viña Casa Silva possui vinhedos em diversas regiões do Vale de Colchágua. Desde Angostura, perto da Cordilheira e considerada a entrada do vale até Lolol, quase no litoral beneficiado pelas frias brisas do Pacífico. A maioria das vinícolas está estabelecida na região central do vale, perto da cidade de Santa Cruz, onde predomina o clima quente. Na região denominada “Cordilheira da Costa”, prevalece o bloqueio das brisas frias do Pacífico. Degustar vinhos da mesma cepa dessas regiões é um exercício interessante. Uvas como Carménère e Syrah preferem as regiões mais quentes, no centro do Vale. Todavia, em regiões como Lolol, apenas 15 km em linha reta do Pacífico, a branca Viognier e a tinta Syrah também apresentam bons resultados. Em Angostura, região em que a Cordilheira dos Andes se une à Cordilheira da Costa, através de seus cordões montanhosos, a Merlot pontifica ao lado das brancas Sauvignon Blanc, Sauvignon Gris e Chardonnay. Los Lingues, fica aos pés da Cordilheira e cepas como Carménère, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot se beneficiam desse terroir único, porque os vinhedos estão localizados num abertura entre as duas cordilheiras. As uvas do vinho comentado, são de Paredones, que fica na região costeira de Colchágua onde há pouco mais de quatro anos foram plantados vinte hectares de vinhedos de Sauvignon Blanc e Pinot Noir, num local onde jamais cresceu videiras, numa distância de apenas 5,5 km do Pacífico.

Degustação  Casa Silva Cool Coast Sauvignon Blanc 2009

Origem: Chile – região: Colchágua/Paredones – álcool: 13,5%- preço: R$ 67,90 – palha esverdeado brilhante. Aromático confirmando os traços vegetais da casta com bastante mineralidade. Ao lado desses aromas uma nota floral a lembrar os vinhos da região central (quente) do Vale de Colchágua. Na boca além de confirmar esses aromas, surpreendeu pelo frescor proporcionado pela acidez vibrante. Os toques vegetais da casta foram confirmados e a fruta se fez presente nas sugestões cítricas que evoca sobre um fundo mineral quase salino que remete aos Sauvignons de San Antonio. Termina sem agressividade ou amargor e deixa uma nota herbácea no retrogosto. Um vinho gostoso que oferece muito por preço relativamente acessível. À conferir.

Avaliação: 89/100 pts.

O Sauvignon Blanc de Colchágua exibiu boa tipicidade
(Visited 239 times, 239 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *