Sobre FRANCIS FORD COPPOLA

De ascendência italiana pode-se afirmar que cresceu sob forte influência do vinho e da gastronomia. Famoso cineasta e autor de diversos filmes (O poderoso chefão, Apocalypse Now, O selvagem da motocicleta, etc.), adquiriu a vinícola em 1975 fazendo parte do negócio uma construção de 1879 chamada Inglenook que fora fundada por Gustave Niebaum, donde o nome Niebaum-Coppola. Após minuciosa restauração surgiu a maravilhosa sede que adorna a vinícola no distrito de Rutherford do Vale do Napa. Seus vinhos já foram considerados os melhores da história vinícola dos EUA.

 

O degustado foi da safra 2005

O vinho deste post é da safra 2005

 

Degustação –

Coppola Blue Label Merlot 2005 – Variedades: Merlot (90%), Syrah (6%) e Petit Verdot (4%) – Álcool: 13,5% – preço: R$ 120 – Importador: Reloco/RJ – tel: (21) 2215 8055 – vermelho-rubi profundo com reflexo violáceo e halo de evolução. Nariz convidativo: desde o início apresentou ótimos aromas, com notas de frutas negras (amoras e ameixas), chocolate, madeira de qualidade e uma ponta de vermute. Sua complexidade olfativa faz lembrar um bom vinho do Vale do Ródano (Châteauneuf-du-Pape). Boca macia, redonda, com madeira bem casada com a fruta subscrevendo as sensações olfativas, taninos maduros e gentis no auge da evolução, toques de anis, chocolate e baunilha. Retrogosto com notas achocolatadas. Vinho prazeroso que mostrou toda a tipicidade da Merlot na Califórnia. Apesar de caro é inegavelmente um vinho prazeroso. Avaliação: 89/100 pts.

(Visited 517 times, 517 visits today)

5 thoughts on “Coppola Blue Label Merlot 2005”

  1. Esse vinho custa aproximadamente 17 dolares nos EUA. O equivalente a uns 30 reais.
    Estamos acostumados a pagar o dobro pelos vinhos de fora. Mas sinceramente gostaria de saber o que faz com que esse vinho chegue aqui pelo quádruplo de seu valor.

    Abs

    1. Buko,

      Essa é uma pergunta que não tenho elementos para te responder, mas os preços dos vinhos importados são muito caros se comparados com os praticados no exterior. Os vinhos californianos são mais caros ainda. Qdo. comprei essa garrafa, ouvi do importador (Reloco) que um dos motivos do preço elevado é porque a quantidade importada é muito pequena e que teve que enfrentar muitos obstáculos para conseguir trazê-lo, eis que o produtor prioriza outros mercados…

      Uma coisa é incontroversa: o vinho realmente respeita o “caráter varietal da cepa”.

      att

      Jeriel

  2. Olá!!
    Deêm uma olhada no nosso post desse vinho. Também degustamos e gostamos. Tivemos observações diferentes…
    Compramos em Brasília, na Art Du Vin, pagamos uns 70,00, em promoção!!!
    No Blog do Didú, tem um post sobre o porque de preços elevados. Ele mostra a conta e os impostos cobrados. Interessante.
    Abraços, Anny

    1. Anny,

      Esse comprei da Reloco numa degustação da SBAV ocorrida em 06.11.2007.
      Li o seu post. O vinho realmente é muito gostoso. Estava no auge da evolução. Arrancou muitos elogios. Nem faço idéia de sua preço atual..

      abç

      Jeriel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *