A Argentina também faz espumantes e dos bons. Graças aos acordos alfandegários existentes entre esse país e o Brasil, alguns chegam aqui por preços competitivos, à ponto de deixar o consumidor em dúvida (entre um bom produto nacional e este). É o caso do Mumm Cuvèe Réserve Brut Rosé, elaborado com Chardonnay (70%) e Pinot Noir (30%) pelo método charmat. A casa francesa Mumm pertence ao grupo Pernod-Ricard e produziu, na Argentina, 4 milhões de garrafas em 2008. Os espumantes Mumm, em sua maioria contam com boas avaliações da crítica platina, todavia, o exemplar escolhido para este post obteve quatro estrelas no Guia Austral Spectator, edição 2009. No Brasil, esse espumante é fácil encontrado, principalmente na região Sudeste, nas grandes redes de supermercados, eis que a rede de distribuição também está a cargo da Pernod-Ricard Ind. e Com. Ltda.

Mumm Cuvèe Réserve Brut Rosé: o preço é muito bom, mas o problema é encontrá-lo. O Brut e o Demi-Sec são fáceis de encontrar, mas este não porque sua produção é sensivelmente menor

Degustação –

Mumm Cuvée Réserve Brut Rosé – região: Mendoza – variedades: Chardonnay (70%) e Pinot Noir (30%) – álcool: 12,5% – preço: R$ 29,90 (Carrefour – 25.07.2010) – importador: Pernod Ricard Brasildescrição: salmão de média concentração brilhante. Borbulhas presentes e perlage delicada. Intensos aromas de frutas vermelhas passadas com ligeira nota tostada e de pão torrado com média sustentação. Repete na boca as sensações olfativas com destaque para seu frescor e equilíbrio harmônico, fortalecidos por sua boa cremosidade. Álcool integrado. Só destoou ao final, porque termina levemente secante e com discreto amargor, mas sua leveza convida o degustador para a próxima taça. Enfim, um vinho bem feito que se destaca na sua faixa de preço por apresentar alguma tipicidade. Bom para aperitivos ou para ser bebido sozinho. Avaliação: 85-86/100 pts.

(Visited 5.644 times, 5.644 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *