Sobre a Viu Manent: vinícola que já faz parte da história e tradição do vinho chileno. Três gerações da família Viu têm se dedicado ao vinho. No começo sua atenção era voltada para a elaboração e comercialização de vinhos para o mercado chileno sob a marca Viu.

Posteriormente, em 1966, Don Miguel Viu Manent, da segunda geração da família, adquiriu os primeiros vinhedos, a Hacienda San Carlos de Cunaco. Este fato marcaria o começo da empresa na produção de seus próprios vinhos.

Atualmente a Viu Manent é uma vinícola emergente do Vale de Colchágua que produz uma boa gama de vinhos: Viu 1, Viu Manent Single Vineyard, Viu Manent Reserva, Viu Secreto, Viu Manent Varietal e o vinho de sobremesa Viu Manent Noble Semillón. Diversas castas são cultivadas e a principal é a Malbec com seis vinhos. Cabernet Sauvignon, Syrah, Carménère, Merlot e agora Pinot Noir também são importantes. Brancos de Savignon Blanc, Chardonnay, Viognier, Semillón e até um Rosé de Malbec se destacam. Denso e fragrante é o Viu 1, top de linha, com edição limitada e garrafas numeradas. Este tinto é produzido somente em anos de safras consideradas excepcionais e, sem dúvida, é um dos melhores vinhos produzidos no Chile na atualidade. Outros malbecs bem feitos são: Reserva, Secreto e Single Vineyard (trecho extraído do Guia de Vinhos chilenos 2003/2004, de autoria de Ariel Pérez, Cláudia Fusatto, Serrana Verges e Péricles Santos Gomes).

 

Sobre o importador: Hannover vinhos (tel 011 2638 0881 – SP e 051 3337 3890 – RS)

Niels Bosner começou a se identificar com o mundo do vinho na década de 90. Em 95 abriu sua importadora e começou a trazer ao Brasil vinhos de qualidade diferenciada. Sua política é trabalhar com produtos que possam agradar aos paladares mais exigentes. Muitas vezes busca produtores que ainda não são conhecidos no Brasil, porém que trabalham com a mesma dedicação e empenho na busca pela qualidade de seus vinhos. Este foi o caso da vinícola chilena Viu Manent, que há 11 anos era praticamente desconhecida no país e que hoje tem sua marca associada a produtos de excelência. Atualmente, seu portfólio conta com mais dois produtores argentinos: Bodega Serrera e Ruca Malén e do Uruguai, Gimenez Mendez.

A Hannover Vinhos busca alcançar o mesmo sucesso com seus demais parceiros e a expectativa de crescimento para os próximos 02 anos gira em torno de 15 a 20%, tanto com os produtos com os quais já trabalha como com novos projetos que estão sendo analisados.

Contra-rótulo: “de cor rosa brilhante e tons violáceos, este vinho evidencia aromas de morango, pétalas de rosa e especiarias. No paladar tem atrativos sabores de cereja e arândanos, combinados com o frescor de sua acidez que lhe outorga um vibrante e persistente final. Desfrutar como aperitivo ou acompanhando frutas, saladas verdes, pizzas e mariscos frescos. Consumo imediato”.

Hannover: telefones - 51 3343-1195 e em São Paulo  2638  0879 e 0881

Degustação

Viu Manent Malbec Rosé 2009 – Região: Colchágua – álcool: 13,5% – importador: Hannover (tel. 011 2638 0881 ou 051 3337 3890) – preço: R$ 39,40 – vermelho cereja brilhante com reflexo levemente arroxeado nas bordas. Aromas complexos e intensos com profusão de frutas vermelhas (principalmente cerejas e morangos) e leve compota. Após algum um tempo surgiu “tutti-frutti” com média sustentação na taça. Na boca a sua entrada revela um vinho limpo e redondo, para ser bebido aos grandes goles e sem preocupação. Apresenta alguma mineralidade e se destaca no equilíbrio entre doçura e acidez. O álcool na casa dos 13,5% também está integrado aos demais elementos. Enfim, um vinho gostoso que pode ser bebido sozinho ou como acompanhamento de pizzas, saladas e pratos leves. Avaliação: 87/100 pts.

Viu Manent Malbec Rosé Colchágua 2009, um vinho que cumpre o que promete: dotado de tampa de rosca, é redondo e fácil de beber.
(Visited 310 times, 310 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *