Don Melchor 2005: 12º lugar TOP100 Wine Spectator's 2008

 

Algumas considerações sobre o Don Melchor.

Trata-se de um verdadeiro clássico da vinicultura chilena, quiçá do Novo Mundo. É um emblemático Cabernet Sauvignon de Puente Alto – Vale do Maipo, berço dos grandes vinhos tintos chilenos. Frequenta com assiduidade a lista anual (Top 100) da publicação norte-americana Wine Spectator e recebe avaliações frequentes de Robert Parker e de outros importantes críticos mundo afora.

Enrique Tirado, enólogo do Don Melchor desde 1997, tem trabalhado intensamente na divisão dos vinhedos em pequenas parcelas buscando as melhores uvas de cada lote. Os vinhedos estão setorizados e são adotados todos os procedimentos que auxiliam na plena maturação das uvas eis que são realizadas pequenas podas à medida que vão ficando prontas e portanto maduras para serem colhidas; mais de cem amostras são colhidas para se chegar na mescla final que sempre tem um pequeno percentual de Cabernet Franc. Atualmente, seu estilo está mais internacional, com uma boca mais elegante decorrente da diminuição das sugestões mentoladas muito presentes em alguns cabernets chilenos. Por fim, Tirado esclarece que a cada nova safra (por aqui a disponível é a 2006) o Don Melchor pretende ser um retrato fiel, a expressão maxima do melhor que se pôde fazer naquele ano e também salientou que está diminuindo a diferença qualitativa entre safras pares e ímpares por conta dos avanços tecnológicos (cabe aqui uma pequena observação: no Chile normalmente as safras ímpares são consideradas, de maneira geral, superiores às pares, porém, os vinhos dessas safras podem ser bebidos mais cedo).

Don Melchor 2006

Origem: Chile – região: Puente Alto/Maipo – safra: 2006 – álcool: 14,5% – Variedades: Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc (4%) preço médio: R$ 350,00 – importador: VCT Brasil

Cor: vermelhorubi intenso, profundo, brilhante com reflexos violáceos.

Nariz: fechado, abriu lentamente após sessenta minutos de decantação e mostrou uma paleta aromática complexa com notas balsâmicas, licor de cassis, frutas vermelhas, toques tostados, café torrado, chocolate, tabaco sobre um fundo de madeira nobre (cedro). Após duas horas sustentou esses aromas e mais uma vez as tradicionais notas de compota não se fizeram presentes.

Boca: as sensações olfativas foram plenamente subscritas. O álcool elevado está integrado e não sobressaiu-se, ótima acidez (gastronômica), taninos presentes, macios e de fina textura. Sugestões de fruta madura, pimentão e alcaçuz com profundidade gustativa. Trata-se de um vinho jovem, sem arestas, elegante, quase pronto para ser bebido, cuja densidade e largueza no meio de boca lhe conferem excelentes perspectivas de evolução na garrafa. Termina longo, intenso e deixa uma nota frutada no retrogosto; se já dá prazer agora, sua maior característica é o que pode oferecer ao degustador no futuro (no mínimo oito/dez anos de vida pela frente). Decante-o por uma hora, no mínimo, antes de servir. Este Don Melchor cravou 95/100 pts. na Wine Advocate de Robert Parker (30.04.2009) e 94/100 pts. na Wine Spectator (31.03.2009). Degustado em 10.10.2010. Avaliação: 92-93/100 pts.++

(Visited 1.164 times, 1.164 visits today)

3 thoughts on “Don Melchor 2006 – um dos melhores chilenos do ano”

  1. Olá, parabéns pelo excelente blog! Acredita que para um colecionador iniciante seria interessante adquirir algumas garrafas deste vinho agora em 2014? Quanto julga que seria um bom preço pagar? Obrigado, grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *