A casta Alvarinho é cultivada sobretudo na região do Minho

Sobre a casta Alvarinho

Cultivada na zona de Monção e de Melgaço, embora comece a ser usada para alguns vinhos brancos em outras regiões mais a Sul, a Alvarinho é uma uva de produção relativamente reduzida, com película grossa. Produz vinhos médios a encorpados, secos, ácidos e aromáticos com notas de pêssegos, cítricos, maçã e trigo, muitas vezes com um caráter mineral acentuado.

Para Oz Clark: “Portugal é um dos melhores e mais tradicionais países europeus produtores de vinhos. No entanto, também está na vanguarda no que toca a alguma produção de vinho mais inovadora e imaginativa praticada atualmente no mundo. Tradição e modernidade, um carinho especial pelo passado, um grande entusiamo em relação ao futuro, é esse o Portugal moderno”.

Alvarinho Soalheiro: longevidade comprovada

Sobre o produtor

O Alvarinho Soalheiro é a primeira marca de Vinho Verde Alvarinho de Melgaço (contra-rótulo). O catálogo do importador informa que :”Um dos melhores vinhos produzidos com a uva Alvarinho, o Soalheiro é a grande referência em Vinho Verde, sendo sempre classificado entre o melhor que a região pode produzir. Ano após ano tem sido indicado como o “melhor Alvarinho” para a Revista de Vinhos, e também é classificado no topo dos melhores produtores portugueses pelo crítico José Salvador. Aromático, fresco e equilibrado, com belíssima acidez, grande presença de boca e muita personalidade”. Sugestão de guarda: de 5 a 10 anos.

 

 

Degustação

Alvarinho Soalheiro 2004

Álcool: 12,5% – DOC Vinho Verde – Sub-região de Monção – preço: US$ 34,90 – adquirido em julho de 2006 – preço atual: US$ 47,90 – safra 2009 – importador: Mistral – Palha com reflexo dourado brilhante. Aromas de média intensidade com prevalência de notas cítricas como lima, limão siciliano, toranja sobre um fundo mineral. Na boca repete a mineralidade e exibe ótimo frescor, médio corpo e equilíbrio gustativo com bom entrosamento da fruta com sua acentuada mineralidade. Longo, termina suave causando boa salivação. De fato, sua estrutura permite uma boa sobrevida na garrafa, porque esse exemplar de tão fresco nem parecia ter seis anos de idade! Avaliação: 88,5/100 pts. +

(Visited 135 times, 135 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *