Fundada em 1929 por Adélio e Amilcar Ariano, imigrantes italianos do Piemonte, a Bodega Ariano Hermanos S. A., herdou toda cultura de tradicionais produtores de vinhos. A região escolhida foi Canelones, perto de Montevidéu, cujo terroir é apropriado para o cultivo de vitis vinifera. Essa região é a maior e mais importante região vinícola do Uruguai. Atualmente, a bodega conta com mais de 80 anos e produz somente vinhos finos de mesa. A direção da empresa segue a cargo das 3a. e 4a. gerações o que a caracteriza como “familiar”. Possui 100 ha de vinhedos nas regiões de Las Violetas e Santa Luzia e nos Deptos. de Canelones e Paysandu. As principais cepas brancas cultivadas são Muscat Ottonel, Chardonnay e Semillón. Tintas: Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah e Grenache. Seus vinhos contam com inúmeros prêmios internacionais e estão disponíveis em 15 países e o Brasil é um dos principais mercados ao lado de México, EUA, Canadá, Polônia, Espanha, França, Suécia, Finlândia, Emirados Árabes, etc. e brevemente no Equador, Colômbia e Hong Kong. Está localizada no Km 15 da Ruta 48 – Las Piedras, El Colorado – Depto. de Canelones, telefones 598 2 3652066 e 598 2 3645290. Portal: www.arianohermanos.com E-mail: ariano@adinet.com.uy
Vinhos Don Ariano

O terroir se caracteriza por sua localização na costa Sudeste da América do Sul, entre os paralelos 30 e 35° Sul. Solo arenoso, insolação, chuvas e temperaturas equilibradas contribuem para formar um terroir único, com vinhedos que não necessitam de irrigação. A topografia é levemente ondulada. O clima é marítimo e sofre influência direta do Atlântico. No Verão os dias são ensolarados e as noites frescas o que possibilita o perfeito amadurecimento das uvas.

A Bodega é comandada pela matriarca da família, Elizabeth Ariano, carinhosamente apelidada de “Coca” e que com muita simpatia recebeu quem escreve para degustação de toda sua linha de vinhos. As exportações estão à cargo de Florentina Casao Ariano (Flor). Em São Paulo, essa Bodega é representada por Santar, que conta com ampla rede de distribuição que abrange inclusive o Supermercado Carrefour, onde os vinhos Reserva Chardonnay e Tannat são encontrados com facilidade.
Da esquerda para direita: Florentina Ariano (Flor), Coca e Sebastían Ariano (Agrônomo)

A seguir a relação dos vinhos degustados: Ariano Muscat Ottonel 2010, Ariano Rosé Merlot 2010, Ariano Tannat Clássico 2008, Don Adelio Ariano Reserve Tannat OAK Reserve 2005, Don Adelio Tannat/Syrah 2006, Don Adelio Ariano Tannat 2006, Don Julio Ariano Tannat/Merlot/Syrah Special Reserve 2006 e Don Nelson Ariano Tannat 2006, ganhador de medalha de ouro no “Vinalies Internationales 2009”. Para quem escreve, se destacaram Ariano Tannat Clássico 2008, vinho de curta passagem por carvalho (3-6 meses), macio, fácil de beber e com boa fruta. Os dois vinhos da linha “Colección 2a. Generación”, nascida como tributo aos irmãos Nelson e Júlio Ariano, amadurecidos em barricas de carvalho por dezoito meses, também se destacaram por seu balanço gustativo (Don Julio Tannat, Merlot e Syrah Special Reserve e Don Nelson Tannat Special Reserve) e o delicioso Licor de Tannat “Tannatino” 2006, com 17% de álcool, se impôs por seu equilíbrio entre doçura e frescor com expressão de chocolate e framboesa num perfil cremoso e elegante que lembra um bom vinho do Porto. Os demais apresentaram boa tipicidade, estilo num meio termo entre o comedimento do Velho Mundo com a adoção de práticas artesanais e a fruta do Novo Mundo, proporcionada, entre outros fatores, pela farta utilização de tecnologia na bodega. Importante destacar a política de preços realistas praticados por essa importante, organizada e tradicional bodega Cisplatina. Visita recomendada eis que integra “Los caminos del Vino – Bodegas Familiares del Uruguay”.

(Visited 1.090 times, 1.090 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *