O Establecimiento Juanicó – Familia Deicas faz parte de “Los Caminos del Vino”

O Establecimiento Juanicó está sediado no povoado de Juanicó, na Ruta 5 – km 37,100, Depto. de Canelones, o contato para visitas poderá ser feito com Wilson Torres Cháves, através do e-mail visita@juanico.com, telefone + 598 94 847 482 – www.juanico.com

Nicolas Bonino, Santiago Deicas e Jeriel
Espumante Cuvée Castelar e vinhos comercializados no Uruguai, de terroirs distintos entre si, linha Atlantico Sur: Sauvignon Blanc 2010 (Canelones), Cabernet Sauvignon 2007 (uvas provenientes de Durazno) e Tannat 2006 (Paysandu). O Estabelecimiento Juanicó é uma bodega que já esteve presente no Brasil, agora de volta através da Interfood, que como sabemos, faz um excelente trabalho de divulgação das vinícolas que representa.

O Establecimiento Juanicó é o lider absoluto do mercado de vinhos do Uruguai. Cerca de 85% de sua produção tem destinação doméstica. Foi a primeira bodega cisplatina a exportar um container fechado para a Inglaterra em 1999. No exterior seus principais mercados são EUA, Brasil, Canadá totalizando 23 países, inclusive da Europa e da Ásia. Seu vinho Reservado Tannat é o “entry-level” e um dos vinhos uruguaios mais conhecidos em todo mundo. Outros vinhos importantes: Familia Deicas 1° Cru Garage e Preludio Super Premium (tinto e branco).

O patriarca da família é Juan Carlos Deicas. Atualmente a bodega é presidida por Fernando Deicas e seu filho Santiago Deicas também integra a direção da vinícola. Diego Pérez trabalha do Depto. de Exportações, Nicolás Bonino é o Gerente de Exportações e Wilson Torres Chávez é Gerente de Turismo e Eventos.

Um pouco de história –

O Establecimineto Juanicó foi comprado pela Família Deicas em 1979, hoje conta com mais de 250 de vinhedos em plena produção, sendo 70% de uvas tintas e a Tannat corresponde à metade dessa quantidade e 30% de uvas brancas. Em 1992 lançou a primeira linha de vinhos “de guarda” do Uruguai: Preludio. Essa vinícola possui no total mais de 350 hectares de vinhedos em todo país: além de Canelones, Departamentos de Paysandu e San José. Atualmente, o Establecimiento Juanicó faz a distribuição dos vinhos argentinos Bianchi, Felix Lavaque e Norton, chilenos Concha y Toro, Champagne Pommery, etc.. Existe também uma parceria com Bernard Magrez, que produz, entre outros, o famoso Château Pape-Clément. Dessa parceria são produzidos dois vinhos: Familia Deicas Grand Cru Garage, apenas 6.000 garrafas são produzidas, blend das uvas Tannat, Merlot e Cabernet Sauvignon, de vinhedos que totalizam 13 hectares, atualmente na safra 2005. As uvas desse vinho são todas colhidas à mão e os grãos são separados manualmente. Seu preço é elevado para os padrões uruguaios: 700 pesos, equivalentes a US$ 40

O Terroir de Juanicó

Está localizado a uma distância que varia de 60 a 80 km em linha reta do Atlântico. O Rio da Prata está a 40 km. As quatro estações são bem marcadas. São cultivadas Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Petit Verdot e Marselán. Na ala das brancas: Sauvignon Blanc, Chardonnay e Viognier.

Sobre a vinícola

Certamente uma das mais importantes e a maior do Uruguai. Produz ao todo 30 vinhos e na época da colheita chega a empregar 250 pessoas. Utiliza tanques de aço inoxidável e algumas piletas revestidas com époxi. Alguma linhas de vinhos de consumo rápido utilizam tampa de rosca. As linhas de vinhos que amadurecem em carvalho variam de 3 a 18 meses. Por fim, a vinícola possui dois certificados de qualidade: ISO 9.000 e ISO 14.000 – respeito ao meio ambiente.

Espumantes Método Champenoise

Degustação –

Espumante Cuvée Castelar Brut Reserve “Champenoise” – álcool: 12,5% – uvas: Chardonnay (90%), Viognier (8%) e Sauvignon Gris (2%) – palha claro. Perlage rica, borbulhas pequenas e intensas. Nariz complexo com leveduras, fermento e fruta madura. Repete na boca o frescor apontado no nariz. Corpo pelo, longo, intenso, profundo e persistente. De grande tipicidade, provavelmente um dos grandes espumantes do Uruguai.

Prelúdio: um dos vinhos mais conhecidos no Brasil dessa bodega. Agora, poderá ser adquirido na Interfood, através do telefone 011 2602 7266

Familia Deicas Prelúdio 2005 – uvas: Tannat (40%), Cabernet Sauvignon (24%), Cabernet Franc (20%) e Petit Verdot (2%) e Marselan (2%) – vermelho-rubi com reflexo violáceo. Leve toque de violeta. Depois, complexos aromas de figo, framboesa e amora sobre um fundo tostado. Na boca é um vinho macio, taninos aveludados, boa integração entre a fruta e a madeira e um final elegante e persistente. Um vinho que pode envelhecer na garrafa por até 15 anos a contar de sua safra (só é produzido nas boas safras). Amadurecido em barrica francesa e americana durante 22 meses. Disponível no Brasil através da Interfood, inclusive a versão branca, safra 2008, corte de Chardonnay (90%) e o restante de Viognier.

Familia Deicas, topo da vinícola, elaborado em parceria com Bernard Magrez, proprietário de diversas vinícolas. A mais famosa é a bordalesa Château Pape-Clément

Familia Deicas Premier Cru Garage 2005 – vinho resultante da parceria com Bernard Magrez, do Château Pape- Clément – Feito somente de Tannat, retinto na cor e fechado nos aromas com alguma reminiscência de Alcaçuz. Na boca a sua concentração chama atenção porque consegue demonstrar elegância, com taninos finíssimos e intensos clamando por mais algum tempo na garrafa para total afinamento. Notas tostadas. Fruta e madeira em integração. Denso, profundo e persistente, é um dos pouquíssimos vinhos “Super Premium” do Uruguai. Vale à pena ser provado, mas segundo informações, um dos momentos oportunos para abri-lo é perto de completar 10 anos de garrafa. Um clássico uruguaio de acento francês.

Familia Deicas Botrytis Noble Cosecha Tardia 2008 – 13% álcool – uvas: Sauvignon Gris, Sauvignon Blanc, Gros Manseng, Gewürztraminer e Petit Grain – elaborado com uvas botritizadas, exibiu cor amarelo com reflexo dourado intenso que pode evoluir para ouro velho com o envelhecimento na garrafa. No nariz notas intensas de damascos, lichias, mel sobre um fundo cítrico. Na boca se destaca por seu equilibrio entre dulçor e acidez, com notas de fruta secas, laranja em calda e mel. longo e intenso, deixa uma nota de amendôas no fim-de-boca.

Don Pascual “Brut Blanc de Blancs” 2010. Sua apresentação chama atenção, mas não se trata de um vinho frisante. É um blend de Sauvignon Blanc (85%) e Sauvignon Gris (15%). É um Sauvignon que mescla os intensos aromas cítricos e tropicais da Sauvignon Blanc com o carácter e estrutura da Sauvignon Gris.
Don Pascual Reserva Pinot Noir 2010: a Pinot é bastante cultivada no Uruguai
linha de vinhos Atlántico Sur: cada rótulo procura valorizar o melhor terroir de cada cepa
Aspecto da sala de Degustações

Conclusão

Os vinhos do Establecimiento Juanicó já estiveram no Brasil pelas mãos da Expand. Agora retornaram ao Brasil pela Interfood (www.interfood.com.br). Agora, é só provar esses vinhos, preferentemente escoltado por carnes de cordeiro ou outros tipos de carnes vermelhas numa boa churrascaria ou num churrasco feito em casa mesmo, porque os vinhos de Tannat apresentam boa estrutura e crescem na harmonização com carnes e outros pratos suculentos.

(Visited 2.203 times, 2.203 visits today)

3 thoughts on “Uruguai: Establecimiento Juanicó”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *