A Viña Maipo foi fundada em 1948 no Vale que leva seu nome, há 38 quilômetros ao sul de Santiago. A “Autêntica Devoção” da Viña Maipo surgiu na área mais antiga e prestigiada do Chile, abençoada por um solo fértil e um clima excepcionalmente mediterrâneo. As qualidades do terroir associadas aos melhores e mais tradicionais enólogos do Chile são facilmente percebidas e dificilmente esquecidas nos vinhos da Viña Maipo. Apesar de a Carménère ser a uva emblemática do Chile, a Viña Maipo tem como principal cepa a Syrah, que transforma os vinhos da linha Gran Devoción em estrelas da vinícola e mundialmente reconhecidos. Mas essa importante vinícola chilena não produz somente bons tintos. Seus brancos também se destacam. Na linha Reserva, há dois vinhos: Sauvignon Blanc e Chardonnay Premium – Estes vinhos nascem de uvas selecionadas cuidadosamente no vinhedo e provém de áreas específicas localizadas nos distintos vales do Chile. O resultado são vinhos que expressam fielmente seu terroir, com grande expressão e complexidade.

 

 

Viña Maipo Limited Edition Syrah 2007: degustado pela terceira vez no espaço de um ano apresentou ótima evolução na garrafa

 

Viña Maipo Limited Edition Syrah 2007 – Valle del Maipo – uvas: Syrah (98%) e Cabernet Sauvignon (2%) – álcool: 14,5% – R$ 110,00 – Vale do Maipo é apontado por suas características como o melhor terroir chileno da Cabernet Sauvignon, cepa mais importante deste tradicional produtor de vinhos do Novo Mundo. Todavia, numa tentativa de derrubar esse paradigma, a Viña Maipo elabora este vinho que tem uma pequena participação de Cabernet Sauvignon, apenas 2%. A Syrah fica com o restante e provém do “Viñedo Quinta Del Maipo”, no coração do Vale do Maipo, cortado pelo rio de mesmo nome com as benesses do solo aluvial, pedregoso e pobre em nutrientes, como convém às videiras. Degustação: violeta quase retinto com  profundidade e intensidade. No olfato alcaçuz, notas balsâmicas, groselha, geléia de amoras, coco e ligeira sobra de álcool. Boca a revelar um vinho potente, vigoroso, quente, concentrado e sobretudo tânico (ótima qualidade) reivindicando mais alguns anos na garrafa para o seu arredondamento. Tem perfil distinto dos Syrahs de Aconcágua e sobretudo de Colchágua. A fruta doce e madura confirma as sensações olfativas. Termina longo, agradável e com uma ponta de adstringência. Pede uma carne suculenta: costeletas de cordeiro e queijos curados. Longa vida na garrafa pela frente. À conferir. Apenas à título de informação, a safra 2006 deste mesmo vinho amealhou 90/100 pts. da Wine Advocate de Robert Parker e 91/100 pts da WS.  Degustado às cegas seu desempenho surpreendeu, por isso, sua nota aumentou em relação à última avaliação. Avaliação: 90/100 pts.

(Visited 477 times, 477 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *