Château Fleur La Mothe  abrange uma área de 13 hectares na comuna de San Yzans du Médoc. A maioria dos lotes de terra estão em  Graves, próximas do Rio Garonne e são compostos por cascalho e areia grossa de quartzo rolado típico do terroir do Médoc que sempre se destacou por produzir vinhos finos e de raça. A originalidade da propriedade é porque também possui parcelas de vinhas plantadas em solo argiloso, onde a Merlot se expressa plenamente produzindo um vinho frutado de taninos aveludados. Essa alquimia da natureza permite que o homem faça a sua parte produzindo vinhos de grande complexidade.

A gênese do projeto
Por quase 20 anos, Antoine Medeville, Henri Boyer e Edouard Massie, três enólogos que exerceram atividades de consultoria para alguns chateaux de prestígio de Bordeaux e que sempre tiveram o  desejo de fazer o seu próprio vinho, se uniram para adquirir e reabilitar uma antiga propriedade que era classificada como Cru Bourgeois desde 1932. Elegeram como denominador comum a elaboração de um vinho que se destacasse e que  qualquer apreciador quisesse tê-lo na sua adega.

Um pouco de história

A região do Médoc é detentora de um terroir rico em tradição. Tem  forma de uma península triangular na borda do estuário do rio Gironde. As vinhas, que abrangem cerca de 15.000 hectares, se estendem do Sul ao Norte cerca de 80 quilômetros. Esta região de clima oceânico é conhecida por seu caráter ameno. Amiúde é regada por chuva que vem do oceano. Felizmente, a precipitação não é uniformemente distribuída ao longo das estações. No final do outono e início da primavera, as chuvas são frequentes, mas a videira está em hibernação e essa água repõe as reservas subterrâneas. Essa chuva também permite o surgimento dos primeiros “brotos” de videiras que começam a sair da hibernação.  A floração ocorrida em  junho permite saber se o clima irá favorecer grandes colheitas, principalmente quando o verão é seco e quente.

 

Château Fleur La Mothe

Cru Bourgeois desde 1932, Château Fleur La Mothe se situa, como supramencionado, na comuna de Saint Yzans du Médoc. As parcelas são diferentes nas colinas denominadas “Croupes de  Graves” e  “Mothe”, que em dialeto do Médoc significa “tropeçar”.  A maioria dos terrenos estão próximos ao leito do rio, o que garante bom controle térmico e protege as vinhas das geadas da Primavera. Os “Croupes de Graves” ou cristas que se formam nas encostas permitem que a água não fique estagnada nas superfícies porque escoam naturalmente. O Chateau Fleur La Mothe é elaborado com uma seleção dos melhores lotes de uvas. É um vinho rico, cheio,  elegante e de boa concentração. Sua estrutura tânica lhe confere grande potencial de envelhecimento.

Ficha técnica

Superfície: 13 hectares
A idade média da vinha: 50 anos
Solo: Argiloso-calcário, areia, cascalho
Castas: Merlot  e Cabernet Sauvignon em partes iguais
Cultivo: poda, grama, desbaste
Colheita: Mecânica
Recepção: Seleção de mesa
Vinificação: Tradicional. Fermentação longa
Amadurecimento: todo mosto passa por barrica

SCEA des ŒNOLOGUES – Route du Canyon 33250 Pauillac

Tél : 05.56.59.67.06 – Fax : 05.56.59.67.07 – email : contact@chateaufleurlamothe.fr

Siret : 50464636500016 – Code APE 7010Z

 

Degustação –

Château Fleur La Mothe Cru Bourgeois 2008 – álcool: 13% – Variedades: Cabernet Sauvignon e Merlot em parte iguais – região: Médoc – vermelho-rubi intenso com reflexo púrpura. No olfato exibiu aromas intensos e complexos com notas de frutas vermelhas e negras em profusão sobre um fundo de madeira nobre com notas levemente adocicadas. Na boca a sua entrada revela um vinho de taninos gentis e macios. Expansivo no meio de boca, tem no equilíbrio de seus elementos a sua maior virtude. Profundo e concentrado, termina um pouco secante, a indicar que mais alguns pares da anos na garrafa lhe farão muito bem. Provado à mesa, mostrou-se gastronômico. Avaliação: 90/100 pts.+

(Visited 334 times, 334 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *