Criada por um grupo de agricultores e de pessoas do mundo do vinho, as Bodegas El Medievo estão localizadas  em Aldeanueva de Ebro (La Rioja), na DOC Rioja. A principal identidade da Bodega  são seus vinhedos, nos quais são cultivadas Tempranillo, Garnacha, Mazuelo e Graciano. Esses vinhedos se estendem por Aldeanueva de Ebro (La Rioja). Os solos sobre os quais se assentam são diversos, predominantemente pobres, de pouca profundidade, que favorecem os crescimento de uvas de alta qualidade.  Tradição e vanguarda estão de mãos dadas  nessa bodega. Nas salas de elaboração dos vinhos estão dominadas pelo brilho das cubas de aço inoxidável e por outras tecnologias. Na sala de amadurecimento, o contrário se verifica com a utilização de barricas novas de carvalho americano e francês, as quais aportarão aromas de defumados e especiarias nos vinhos. Seus produtos tem perfil moderno, com notas frutadas, de madeira fina e apresentam bom equilíbrio gustativo.

Os diretores da vinícola são Joseba Almaraz que coordena a distribuição, venda e exportação dos vinhos e Santiago Garde Mendiola, enólogo.

Vinhos produzidos para o mercado externo:

Medievo “Viura fermentado en barrica”  DOCa 2010 – 100% Viura

Medievo Semicrianza ou Selección Especial Tempranillo DOCa 2009 (muito vendido no Reino Unido) – 100% Tempranillo

Medievo Crianza DOCa 2010 – Tempranillo (80%), Garnacha (10%), Mazuelo e Graciano (5% cada)

Medievo Reserva DOCa 2006 – mesmo corte do Crianza, 4 estrelas na revista britânica Decanter em janeiro 2010, com a seguinte descrição  “Some dark, concentrated blackcurrant fruit. Lovely structure with big fruit and tannins in harmony. Musky tannins on finish. Very Good. From 2010′ (JR) BLs, BuA, Nsn, PLt, WBW – 16,5 pts.” 

 A seguir fotografias tiradas há cerca de um mês por ocasião de nossa viagem à Espanha: 

 

Joseba Almaraz, Diretor das Bodegas Del Medievo
Solo típico da região

 

Barrica de carvalho francês para amadurecimento de mosto elaborado com Mazuelo, safra 2010
Barricas novas francesas e americanas para amadurecimento dos vinhos
barrica americana

 

Ficha técnica do varietal Graciano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os vinhos "Del Medievo" podem ser encontrados com facilidade nos principais restaurantes da região de Rioja, Madrid e até nos restaurantes de Ribera del Duero
Os vinhos Del Medievo foram degustados e obtiveram boas avaliações
(Visited 451 times, 451 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *