Éclat Botrytis Semillón 2007

Segue uma breve definição de Botritys Cinerea: ” Sauternes ensinou ao mundo como aproveitar a podridão nobre, causada pelo fungo Botrytis Cinerea. Esse fungo, naquela região de muita neblina, na confluência de dois rios caudalosos, prolifera-se sobre as uvas, perfurando a película e retirando dos bagos apenas a água de que necessita, deixando na polpa todo o açúcar e os ácidos fixos naturais. A uva fica concentrada, embora a produção seja escassa, cara e trabalhosa.”  Fonte: Coleção Folha de S. Paulo O Mundo do Vinho, de Eduardo Viotti.

 

Para o mês de junho de 2011, quem escolheu o tema para o 56° vinho da Confraria Brasileira dos Enoblogs, foi o confrade Leonardo Araújo, do blog vivaovinho.blogspot.com, um dos fundadores da CBE.  O tema sugerido foi: “Vinho branco de sobremesa até R$ 100 “.  Assim sendo, escolhemos o Valdivieso Éclat Botrytis Semillón 2007, chileno do Vale de Curicó, amadurecido 12 meses em barrica de carvalho de origem não divulgada pelo produtor. Vencedor na sua categoria na 8a. edição do “Wines of Chile Awards 2011″ – AWoCA.

 

 

Degustação

Éclat Botrytis Semillón 2007 – álcool: 9% – região: Lontué/Curicó – importador: Ravin – tel 011 5574 – 5789 – amarelo brilhante com reflexo dourado. Aromas  intensos e complexos com notas cítricas, mel e a tradicional nota crocante da botrytis. Na boca a sua entrada revela um vinho rico, cremoso, refrescante e apesar de ostentar apenas 9% de álcool tem boa estrutura, reforçada pela doçura natural da fruta, com pinceladas de limão e abacaxi, principalmente. Untuoso, de acidez vibrante que subscreve as notas de botrytis sinalizadas no nariz. Intenso, profundo e persistente, termina sem arestas. Sua principal virtude é o equilíbrio entre doçura, álcool e frescor. Avaliação: 91/100 pts.+  

(Visited 231 times, 231 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *