O vinho do mês de setembro é um espumante espanhol que já degustamos pela terceira vez consecutiva e que demonstrou consistência: Cava Chatel Brut Reserva.  A garrafa indica o número do lote: 110318/1 Um pouco de informação sobre o produtor,  Bodega Pinord: é uma vinícola familiar de longa tradição vitivinícola de mais de cento e cinquenta anos, quando a família Tetas começou a produzir vinhos brancos e tintos em Sant Cugat de Sesgarrigues. Hoje, são três gerações trabalhando lado a lado na adega. Em 1942, Josep Tetas estabeleceu a Bodega atual em Vilafranca del Penedès, na região da Catalunha (DO Penedès), a apenas quatro quilômetros da propriedade original. O nome “Pinord” é derivado de uma “Pi del Nord” (pinho do norte), que existia nessa região. Vilafranca del Penedès está localizada entre Barcelona e Tarragona. Ao Norte de Vilafranca estão as montanhas de Montserrat e ao Sul a costa de Sitges e Salou”.
 
 
O Cava Chatel continua custando R$ 21,90 no Carrefour do Shopping Eldorado: a garrafa desse post foi adquirida no dia 31.08.2011. Difícil de se encontrar no mercado um Cava de tanta tipicidade por esse preço!!

 Contra-rótulo:

“Aromas intensos, onde os da segunda fermentação, entre os que encontramos banana madura e abacaxi, lhe aportam um caráter próprio. Franco ao paladar, com sabores evolucionados em garrafa, de corpo suficiente. Seu carbônico lhe mantém fresco e vivo, persistindo em bonca durante longo tempo. Tomar bem frio. Após aberto, manter em geladeira ou local fresco e seco e consumir em até 1 dia”.

 

Degustação

Cava Chatel Brut Reserva – álcool: 11,5% – uvas: Xarel.lo (30%), Macabeo (40%) e Parellada (30%) – importador e distribuidor: Carrefour – preço: R$ 21,90 – palha com reflexo esverdeado. Perlage médio. Borbulhas presentes. Aromas medianamente intensos, com leves notas cítricas, pêra e mel. Na boca é redondo, harmonioso, com o típico acento mineral dos cavas espanhóis. Essa mistura de Macabaeo, Xarello e Parellada produz espumantes refrescantes e frutados. O portal do produtor informa que obteve da Wine Advocate (agosto 2010) 89/100 pts. Tem boa tipicidade e vale o preço, porque se destaca no quesito “frescor”. Termina sem amargor ou rusticidade. Avaliação: 86/100 pts.

(Visited 454 times, 454 visits today)