A Áustria vinícola
A maior parte dos vinhedos austríacos concentra-se no Leste e no Sudeste do país. Muitos deles prolongam-se fora de suas fronteiras políticas, por territórios do antigo império Austro-Húngaro. perdidos os vinhedos dos velhos tempos, foram os monges medievais que os replantaram no século X. Atualmente há cerca de 45 mil empresas que produzem anualmente 2,8 milhões de hectolitros de vinho a partir de 50 mil hectares de vinhedos. É uma produção que não cobre a demanda interna de um país no qual são consumidos 37 litros por pessoa ao ano. Na Áustria bebe-se principalmente vinho branco, de preferência vinhos do ano, cuja presença nos bares é anunciada por bandeirinhas com a palavra Huerigen. São vinhos frescos, claros, leves e frutados.
 
 
 
Os vinhos austríacos são classificados em três grandes categorias: Tafelwein, vinho de mesa que deve ter pelo menos 11,5° de álcool; Landwein, equivalente ao vin de pays francês; e Qualitätswein, vinho feito com variedades selecionadas e em regiões cujos nomes devem aparecer no rótulo. Os Prädikat são vinhos de qualidade com normas estritas, em cujos rótulos deve constar, além da safra, o tipo: Kabinett, sempre seco; Spätlese, outro tipo de seco; Auslese, um pouco doce, e seco caso apareça como Trocken; Beerauslese e Trockenbeerenauslese, sempre doces; e Ausbruch, vinho de sobremesa.
Há 16 zonas vinícolas divididas em quatro grandes regiões: Baixa Áustria (Niederösterreich, Burgenland), Estíria (Steiermark) e Viena (Wien). A mais importante delas é a Baixa Áustria.
 
 
Clima
Os invernos na Áustria são frios, um pouco úmidos e longos, mas também verões quentes, elevada insolação e o efeito moderador do lado Neusiedler, que a tornam ideal para produção de tintos e brancos.
 
 
Baixa Áustria
É a grande produtora do país, com 75% dos vinhedos. A variedade predominante é a uva branca Grüner Vetliner. Os melhores vinhos são os das regiões de  Wachau (em especial os Kremser e os Dünsteiner), Weinviertel (a maior das 16 zonas e produtora de 30% dos vinhos austríacos), Kamptal (onde são elaborados os excelentes, ácidos e picantes vinhos de Grüner Vetliner), Thermen (a região mais meridional da Baixa Áustria, com excelentes vinhos brancos encorpados) e no entorno de Bad Vöslau, onde a cepa Portugieser dá origem ao excelente Vöslauer.
  
(Visited 1.067 times, 1.067 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *