Bruno Airaghi, da Interfood

A seguir, uma homenagem ao respeitado Enófilo Bruno Airaghi, Diretor de Planejamento Estratégico da importadora Interfood – São Paulo, através de autobiografia gentilmente preparada por solicitação deste blogueiro.

Bruno nascido em Milão – Itália.
Atuando em bebidas desde 1984, com breve intervalo  trabalhando em outros segmentos de mercado (Kodak, Abril e Playarte) sempre na área de marketing, novos negócios.
Em vinhos fui da escola  Heublein do Brasil, que na época era mais conhecida pelas marcas ícones que vendia: whisky Old Eight , Drury’s, Smirnoff , conhaque Dreher.
O portfólio vinhos contava com rótulos que trazem boas lembranças: Lejon, Castel Chatelet, vinhos  nacionais do RGSul. O mentor desta área, que englobava também destilados, foi a figura emblemática de Dante Calatayud, um mendocino de fibra que adotou o Brasil como  a terra que iria fazer bons vinhos, com sua base experimental em Pinheiro Machado sempre no Sul do País.
Dr. Dante era um purista em sua essência, que se dedicava como ninguém para apresentar novidades sempre com qualidade e muita perseverança, um  verdadeiro “Sir”.
Dez anos foram de grande aprendizado nesta Empresa com passagens por alguns países: Colômbia, Nigéria e Uruguai .
Em 2002, ingressei na Interfood na recém-criada area de marketing e Santa Helena já era a marca em vinhos chilenos, a sequência de conquistas de marcas (Codorniu, Planeta, Riscal, Molinari, Obikwa, etc)  se traduz hoje na empresa sólida e competente, que  se atualizou com comunicação digital nas redes sociais, com e-commerce (TodoVino) e uma distribuição nacional cobrindo todos os canais.
O vinho é parte do meu DNA, consumidor moderado, sempre me provocou a curiosidade e assim permitiu conhecer  pessoas, produtores, agentes, lugares, vinícolas  que muito alargaram minha visão de negócio. Como  se diz : “vinho para conhecer é litragem percorrida ou bebida … é um estudo interminável porém prazeroso”.
São 20 anos no setor e esta trajetória vinícola acompenhei bem de perto, o mercado interno evoluiu  e o desafio continua sendo aumentar o consumo de forma consistente e responsável. Salute!

Bruno Airaghi brindando com Raffaella Federzoni, da Fattoria Barbi – Brunello di Montalcino

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