Numa época de propriedades de milhões de dólares e de  enólogos que são verdadeiras celebridades, quando parece que o apoio financeiro substituiu a habilidade como a chave para o sucesso  na enologia, é raro que uma idéia simples pode dar origem a vinhos que se destacam no seu sabor e equilíbrio. A colaboração entre o veterano produtor Philip Zorn e o antigo executivo de vinhos Brent Shortridge,  originou a criação da Waterstone Winery  no ano 2000, quando esses dois homens  descobriram um interesse comum na elaboração de vinhos de luxo por preços acessíveis. Reunindo suas relações previamente estabelecidas com os viticultores e produtores de Napa Valley, a dupla começou a desenvolver vinhos equilibrados de caráter varietal através de escolhas inteligentes. Preferindo concentrar-se sobre o vinho em si e não sobre a propriedade e respectivas instalações, Zorn e Shortridge não possuem vinhedos próprios e nem o  local onde os  vinhos são elaborados lhes pertencem. Vinificação cuidadosa, forte relacionamento com os produtores “top”, contratos de longo prazo na aquisição de uvas   são as chaves do sucesso e da qualidade dos vinhos Waterstone.

 

 

A safra 2005

Com  exceção de março, 2005 teve um começo úmido com chuvas recordes na primavera. O florescimento relativamente tarde foi seguido por um verão ameno, com poucos picos de calor, permitindo o lento amadurecimento dos cachos,   além do esperado para uma colheita média. Esse tempo ideal persistiu durante toda  safra permitindo uma excelente concentração de açúcares, acidez balanceada, pleno desenvolvimento de sabores e longevidade.

 

Carneros, Distrito de Napa Valley

Vinhedos
As uvas para elaboração deste vinho foram selecionadas de diversos vinhedos de Carneros, Distrito de Napa Valley. Essa região é conhecida por seu clima frio e baixos rendimentos, estando situada no lado norte da baía de San Francisco. Nessa região, vinhas de baixos rendimentos ensejam vinhos concentrados e longevos.

 

Amadurecimento

O vinho foi amadurecido em pequenas barricas de carvalho francês durante 15 meses. Apenas 35% das barricas são novas, utilizadas para privilegiar a fruta com apenas um toque de carvalho tostado.

Notas de degustação do enólogo
Cor púrpura brilhante. Doce de ameixa, cereja madura, notas de baunilha e toques de anis e couro envelhecido aparecem no aroma. No paladar, este vinho de álcool generoso (14,5%), exibe apontamentos de cereja, ameixa e amora fruta com taninos suaves e um final expansivo, persistente e macio.

 Preço: R$ 113

Tels. (11) 5531-0081 / 8439-3392 ou contato@winelovers.com.br

 

(Visited 146 times, 146 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *