Le Difese: altas pontuações da Wine Advocate e Wine Spectator. O 2009 obteve 90/100 da Wine Advocate – Robert Parker

A Tenuta San Guido está estabelecida em Bolgheri, Toscana e produz um dos vinhos mais destacados e amiúde apontado como o melhor de toda Bota: Sassicaia. Fundada em 1968 seu proprietário é o Marchese Nicolò Incisa della Rocchetta, filho do piemontês Mario Incisa della Rocchetta (morto em 1983) e da ítalo-americana Clarice della Gherardesca.Guidalberto della Gherardesca, viveu em Bolgheri no começo século XVIII e foi o pioneiro da viticultura nessa região. O Supertoscano Sassicaia é considerado um verdadeiro Bordeaux italiano, porque ocupa lugar de destaque no topo de gama dos vinhos italianos. A propriedade também produz um segundo vinho, o Guidalberto e recentemente lançou o também Le Difese, verdadeiro “entry–level”, que obteve aplausos da crítica especializada italiana e estrangeira.

No final de 1990, foi criada própria DOC (Bolgheri) do Sassicaia, o único vinho da Itália a desfrutar deste privilégio.Antes disso e à semelhança de outros vinhos produzidos fora das tradicionais DOC/DOCG, Sassicaia foi classificado como Indicazione Geografica Tipica (IGT). Inicialmente era um Vino da Tavola, que é essencialmente uma categoria de vinho mais simples.

Também cabe destacar que a Tenuta San Guido cultiva uvas de várias parcelas espalhadas em Bolgheri num total de 75 hectares, com 85% de Cabernet Sauvignon e 15% de Cabernet Franc. A produção anual é de cerca de 180.000 garrafas.

O segundo vinho denominado Guidalberto foi introduzido em 2000, e é composto de 45% Cabernet Sauvignon, 45% Merlot e 10% de Sangiovese, com produção anual de 150.000 garrafas.

A mais recente adição ao portfólio da Tenuta San Guido, e o Le Difese, composto de 70% Cabernet Sauvignon e 30% de Sangiovese, com uma produção anual de 120.000 garrafas.

 

Degustação

Le Difese 2009 – 14% álcool – preço: R$ 168,00 – importador: Ravin – tel. 011 5574 – 5789 – O “entry-level” da Tenuta San Guido Le Difese é composto por 70% de Sangiovese e 30% de Cabernet Sauvignon. Vermelho rubi com reflexo violáceo intenso e profundo. Paleta aromática complexa, fruta em evidência com notas de framboesa, ameixas, especiarias e uma leve sugestão terrosa. Na boca é um vinho expansivo, quase guloso e solidamente estruturado com taninos de ótima qualidade contrabalançados por acidez salivante e álcool integrado. Fruta e madeira em harmonia. Já está pronto, mas deverá arredondar esplendidamente na garrafa nos próximos anos: um vinho de estilo francês com acento italiano. Fim de prova redondo e sem arestas. Produzido com uvas da safra 2009 considerada boa na Toscana, o Le Difese poderá ser bebido tranquilamente nos próximos cinco/dez anos. Obteve  90/100 pts. da Wine Advocate de RP (31.08.2011).  Avaliação: 90/100 pts. ++

(Visited 527 times, 527 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *