Para saudar um Feliz 2012 aos amigos enófilos, começo o ano apresentando minhas impressões sobre meu estilo preferido de vinhos, os espumantes.

A vinícola Bogle, na Califórnia, possui cerca de 600ha de vinhedos distribuidos entre as proximidades do Vale do Rio Sacramento e outros pontos nobres da região como Russian River Valley, Mendocino, Lodi e San Luis Obispo, entre outros.

À beira do rio Sacramento, ao redor da cidade de Clarksburg, encontramos diversos vinhedos e a cantina da Bogle Winery, cuja família está estabelecida há 6 gerações. O enólogo principal, Chris Smith, tem formação em Fresno na California State University, foi assistente na vinícola Kendall-Jackson e é bastante focado em obter o melhor das castas Chardonnay e Cabernet Sauvignon.

Precisamente, o “Bogle Blanc de blancs Vintage 2007” é um espumante feito 100% à base de Chardonnay, obedecendo ao “Método Champenoise” de segunda fermentação em garrafa.

Infelizmente, no site da empresa, www.boglewinery.com não há uma ficha técnica detalhada, aliás nem sequer encontrei o vinho. No Brasil, a importadora é a Wine Lovers, também pode ser comprado na loja virtual Vino Mundi (www.vinomundi.com.br), por R$109,00, mas clientes VIP da Wine Lovers podem ter desconto de 25%! (basta entrar em contato e se associar).

Crédito da imagem: Vino Mundi

A Degustação

O vinho tem uma coloração amarelo-palha de média intensidade, com ótimo perlage, de bolhas pequenas e abundantes, persistentes. Tem um perfil aromático interessante e intenso a frutas como damascos, tangerina, além de aromas típicos de leveduras (casca de pão), notas de fino tostado e amanteigado, lembrando o “butterscotch” (a “manteiga de pipoca”) e um traço mineral.

Na boca, tem muito boa acidez, é bem macio e elegante, traduzido pela boa espumatização e cremosidade. Após a dissipação do gás, deixa sabores de fruta, tostado e algo indefinível, que me trouxe à mente, um Sherry. Enfim, tem um bom visual, perfil aromático e é saboroso e persistente. Uma excelente compra, ótimo custo-benefício. Nota: 90/100 pontos.

 

Texto, descrição e avaliação do vinho por André Logaldi.

Crédito da segunda foto: portal Vino Mundi.

(Visited 203 times, 203 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *