O Château Pontet-Canet ocupa uma área de 81 hectares vizinha ao Château Mouton-Rothschild. Um dos produtores do Médoc que mais melhorou nos últimos dez anos. O cultivo das uvas segue a cartilha da biodinâmica. Arados a cavalo. Arrastou-se por vários anos. Taninos velhos e duros eram motivo de desânimo. Desde a metade de 1990 vem alcançando resultados expressivos.  Hoje é tido com um verdadeiro embaixador do Pauillac pela qualidade de sua produção. A safra 2010 foi avaliada em 31.05.2011 e recebeu 96-100/110 pts. de Robert Parker; 17,5/20 pts. de Jancis Robinson; 5/5 estrelas da Revista Decanter ; 99/100 pts. da Wine Spectator e 98/100 pts. da Wine Enthusiast. Já a safra 2010 obteve 100/100 pts. de Robert Parker e também da Revista Wine Spectator.

O Château Pontet-Canet 2004 é composto de Cabernet Sauvignon (63%), Merlot (32%) e Cabernet Franc (5%).

 

Sobre Pauillac

Para muitos, o Pauillac é o representante perfeito de Médoc: potente, concentrado e longevo, com qualidade mineral quase de grafite e aroma de cassis, cedro e caixa de charutos. Por isso não é surpresa que 3 dos 5 vinhedos de 1855 estejam na AOC Pauillac: Lafite Rothschild, Latour e Mouton Rothschild. Além de 15 propriedades classificadas. Pauillac está separa de St. Estèphe por um riacho, ao norte, e seu solo cascalhoso e profundo e a proximidade do quente estuário do Gironde são o segredo por trás do caráter particular. O terroir é ideal para a Cabernet Sauvignon, sua principal cepa.

 

 

Château Pontet-Canet
A história do castelo Pontet-Canet começou durante o século XVIII, com a consolidação de várias parcelas de terreno localizado em Pauillac, por Pontet de Jean-François. Depois, seus descendentes decidiram ampliar a área, somando as parcelas de um lugar chamado Pontet. Assim, nasceu o Château Pontet-Canet. Em 1855, o palácio Pontet-Canet foi classificado como “cinquième cru classé”. Em 1865, Hermann Cruse comprou oa propriedade. Ele contribuiu enormemente para a reputação e para a modernização dos vinhos sem perda da identidade. É a família Tesseron, que agora, tem conduzido o trabalho nos   vinhedos, desde 1975. Eles têm investido pesadamente na renovação, mas também,  decidiram que não vão abrir mão das tradições. O uso de um cavalo, na verdade, foi reintroduzido e herbicidas químicos foram recentemente proibidos. Em 1982, o Château Pontet-Canet criou um segundo vinho, chamado de “Château Les Hauts de Pontet”, que, então, passou a se denominar “Les Hauts de Pontet-Canet” em 2001. É muito difícil fazer o seu caminho entre os esplêndidos vinhos de Pauillac, com nomes famosos, como Lafite Rothschild, Latour e Mouton Rothschild. No entanto, o Château Pontet-Canet consegue se destacar, oferecendo perfumados e vinhos deliciosos e expressivos. Não é exagerado dizer, que este vinho merece um lugar melhor, se a classificação de 1855  fosse revista.
Notas de Degustação das revistas especializadas internacionais – safra 2004
O Château Ponte-Canet 2004 figurou na lista anual da Revista Wine Spectator  “Top 100 de 2007”   posição: 34/100 – preço: US$ 48
93/100 pts. Mostra aromas de bagas esmagadas e groselha, com notas  minerais. Encorpado, com deliciosa groselha, alcaçuz e hortelã. Longo,  acaricia o palato. Muito requintado e equilibrado.  Outra safra campeã do Pontet-Canet. Melhor ser bebido após 2011.”
Wine Spectator
93/100 pts. “Exibiu cor retinta com reflexo arroxeado. Exibe clássico aroma de creme de cassis, fumaça, incenso e características de flores da primavera. Muito encorpado, denso e tânico, este impressionante Pauillac é um vinho elaborado ter ser consumido em longo prazo. Entretanto, a paciência será recompensada ser for bebido entre 2014-2025 + “.
International Wine Cellar 92-94 pts. + Vermelho rubi intenso e profundo. Aromas de cassis, cereja preta, alcaçuz e flores. Algo doce, largo, denso e concentrado, com a pureza e a profundidade da fruta. Vinho nobre, taninos amplos e persistência notável. Como a versão 2003, este vinho realmente preenche o paladar com todo seu sabor . “

O Château Pontet-Canet brevemente será degustado e avaliado neste blog.

(Visited 1.055 times, 1.055 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *