“Numa época de propriedades de milhões de dólares e de  enólogos que são verdadeiras celebridades, quando parece que o apoio financeiro substituiu a habilidade como a chave para o sucesso  na enologia, é raro que uma idéia simples pode dar origem a vinhos que se destacam no seu sabor e equilíbrio. A colaboração entre o veterano produtor Philip Zorn e o antigo executivo de vinhos Brent Shortridge,  originou a criação da Waterstone Winery  no ano 2000, quando esses dois homens  descobriram um interesse comum na elaboração de vinhos de luxo por preços acessíveis. Reunindo suas relações previamente estabelecidas com os viticultores e produtores de Napa Valley, a dupla começou a desenvolver vinhos equilibrados de caráter varietal através de escolhas inteligentes. Preferindo concentrar-se sobre o vinho em si e não sobre a propriedade e respectivas instalações, Zorn e Shortridge não possuem vinhedos próprios e nem o  local onde os  vinhos são elaborados lhes pertencem. Vinificação cuidadosa, forte relacionamento com os produtores “top”, contratos de longo prazo na aquisição de uvas são as chaves do sucesso e da qualidade dos vinhos Waterstone”.

 

A safra 2005

Com  exceção de março, 2005 teve um começo úmido com chuvas recordes na primavera. O florescimento relativamente tarde foi seguido por um verão ameno, com poucos picos de calor, permitindo o lento amadurecimento dos cachos,   além do esperado para uma colheita média. Esse tempo ideal persistiu durante toda  safra permitindo uma excelente concentração de açúcares, acidez balanceada, pleno desenvolvimento de sabores e longevidade.

 

Degustação

Waterstone Napa Valley Merlot 2005 – álcool: 14,5% – Onde comprar: tels. (11) 5531-0081 / 8439-3392 ou contato@winelovers.com.br – vermelho rubi limpido com halo granada em formação nas bordas. Aromas pouco intensos mas complexos com especiarias, licor de cacau sobre um fundo herbáceo que lhe confere personalidade. Na boca um degrau a mais. Taninos finos, acidez, álcool, fruta e madeira em plena sintonia, confirmação das notas picantes sentidas no olfato ao lado de gostosas notas de ameixa e figo em calda. Acento mineral, média persistência num gostoso final picante e achocolatado. Está no auge e permanecerá assim por mais algum tempo (no mínimo doze meses, por conta de sua sólida estrutura). Ótima tipicidade. Avaliação: 89/100 pts.  +

(Visited 62 times, 62 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *