Novo Santa Julia Oak Aged [+] “Mais” Cabernet Sauvignon 2010

 

Nova linha de vinhos Santa Julia Oak Aged [+] Mais. Provavelmente, os formadores de opinião brasileiros foram ouvidos porque [+] significa mais qualidade com menos madeira.

Nascida em princípio dos anos 90, a Santa Julia é uma das marcas emblemáticas do vinho argentino.  A Bodega Santa Julia é uma clara amostra da combinação de qualidade e diversidade dos solos de Mendoza, dando como resultado vinhos modernos e fáceis de beber. Em suas diversas categorias, encontramos desde uvas clássicas como Malbec, Chardonnay ou Cabernet Sauvignon, até variedades pouco convencionais na Argentina tais como Viognier e Pinot Grigio. Criada em homenagem à única filha de José Alberto Zuccardi, a Bodega Santa Julia representa o compromisso em alcançar os níveis mais altos de qualidade, mediante práticas sustentáveis que contribuam para o cuidado do meio ambiente e sendo úteis para a comunidade em que vivem. A terceira geração da família através de diferentes programas trabalha com o cuidado da terra, das pessoas que nelas trabalham e com a comunidade. Para eles não se pode produzir vinhos de alta qualidade sem o cuidado perfeito das condições ambientais em que trabalham. É por isso que estão focados na agricultura sustentável, interagindo  com o meio ambiente sem agredi-lo. A Bodega Santa Julia acredita que o vinho não é apenas a expressão do solo, clima ou a variedade que é cultivada, mas é fundamentalmente a expressão de todas as pessoas envolvidas em sua preparação.

Vinificação

As uvas colhidas manualmente passaram por vinificação clássica com leveduras selecionadas e maceração por 20 dias a temperatura controlada entre 25 e 27°C. Estágio em barrica de carvalho francês por 4 meses para 30% do vinho.

Contrarrótulo

“Este Santa Julia Cabernet Sauvignon tem notas de pimenta negra, groselha e apresenta taninos macios. É uma perfeita combinação com ensopados e rosted beef”. [+] significa:

+ 100% das uvas cultivadas de forma sustentável.

+ programas de bem estar social.

+ conservação de energia.

+ uso de adubos verdes.

+ preservação da vida selvagem.

+ irrigação dos vinhedos com a pura água da montanha e programs de reciclagem de água.

Degustação

Santa Julia Oak Aged [+] “Mais” Cabernet Sauvignon 2010 – álcool: 14% – região: Mendoza  (Maipú, Santa Rosa e Vale de Uco, Mendoza) – importador: Ravin – preço: R$ 34 – Vermelho rubi brilhante e intenso. Nos aromas leves notas de licor de cassis, groselha e frutas negras maduras como ameixa e amora sobre um fundo de especiarias, bem integradas ao estágio em carvalho. No paladar é um vinho potente, de taninos redondos, macios e ligeiramente adocicados,  álcool, acidez fruta e madeira integrados com a confirmação das notas de groselha sentidas no olfato. Além da tipicidade, seu elevado frescor é um de seus destaques. Termina persistente e marcante. Ótima relação preço-qualidade. Avaliação: 88/100 pts.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *