Sobre o produtor: Patricius

A vinícola Patricius for fundada pela família Kékessy, conhecida como produtores de vinho na região de Tokaj (Hungria) desde o século 18. Hoje é dirigida por Dezsô Kékessy e sua filha Katinka Kékessy. Registros históricos de 1867 citam a vinícola como produtora de vinhos e esta mesma casa, hoje reconstruída, une características antigas com traços de modernidade.

Sobre o Tokaj

Tokay é a grafia inglesa de Tokaj. Tokaji é o vinho feito em Tokaj. A região de Tokay é conhecida oficialmente como “Tokaj – Hegyalja”. Na Hungria o Tokay  é elaborado com as uvas Furmint, Hárslevelü, Muscat Lunel, Oremus e Sárgasmutokály. Na Alsacia, Tokay é sinônimo de Pinot Gris. No Friuli, norte da Itália havia a Tocai Friulano, agora sendo reconhecida somente por Friulano, elaborado com a uva parente da Sauvignon Blanc a Sauvignon Vert ou Sauvignonasse. Na Austrália Tokay agora é reconhecid como Muscadelle.

O que são Puttonyos?

Após a colheita das uvas  uma a uma elas são postas em um “puttony”, que são verdadeiras tinas de madeira, ainda que hoje também se utilizem cubas de aço inoxidável.  A doçura do Tokaj é medida em “Puttonyos”.  01 Puttonyo cabem de 20 a 25 kg de uvas Botrytizadas. O mínimo para ser um Aszú (nobre) são 3 Puttonyos. O Tokaji Aszú é uma verdadeira “jóia da coroa”,  já que as  uvas para elaboração  foram afetadas pelo fungo “botrytis cinerea”que absorve toda água da uva aumentando enormemente a concentração de açúcar. A maior parte dessas uvas são da variedade Furmint, que confere estrutura e acidez. Já a Hárslevelü aporta doçura.

Degustação –
Patricius Tokaj Aszú 2000 5 Puttonyos – álcool: 12,5% – Região: Tokaj-Hegyalja – variedades: Furmint e Hárslevelu – importador: Interfood – preço: R$ 185,90 – Amarelo com reflexo dourado intenso, brilhante. Aromas complexos com notas de damasco, pêssego sobre um fundo cítrico. No paladar o que mais chama atenção é o equilíbrio entre o açúcar  e o  frescor que lhe é conferido por sua ótima acidez, tornando o vinho fresco,  escorregadio e guloso. Acento cítrico com alguma mineralidade. Pleno no meio de boca, macio e longo, termina sem arestas.  Temperatura de serviço: 10ºC – 12ºC. Avaliação: 90/100 pts.

(Visited 608 times, 608 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *