Pira Luigi é uma vinícola estabelecida no Piemonte,  em Serralunga D’Alba, de propriedade da  Família Pira. A propriedade foi criada no início dos anos cinqüenta e no início apenas produzia uvas para vender para outras vinícolas. Numa segunda fase  começou a produzir vinho  vendido a granel para negociantes locais, entre os quais, uma pequena quantidade de Barolo “base” começou a ser engarrafada. Anos depois passou a produzir dois Barolos de vinhedo único (sim, os italianos também tem tradição na produção de vinhos elaborados com uvas de um único vinhedo),  a partir dos premiados “crus”  “Margheria” e “Marenca”. O Barolo Vigna Rionda foi lançado pela primeira vez ostentando no rótulo a  safra 1997. Os vinhos refletem o grande terroir de Serralunga, mas também a extrema dedicação e paixão da família Pira nas vinhas e na adega.

Algumas informações

Ano de fundação: 1950

Produção anual total / garrafas: 45.000

Extensão total dos vinhedos: 11,00 ha

Variedades plantadas e extensão (em hectares):

Barbera – 2,00

Dolcetto – 2,50

Nebbiolo – 6,50

Sistema de espaldeira, método Guyot. Existência de grama entre os vinhedos colheita verde. Época de colheita: primeira semana de setembro (Dolcetto), meados de outubro (Nebbiolo).

Engenheiro agrônomo e enólogo: Gianpaolo Pira 

Tipo de viticultura: integrada / sustentável.

Extensão dos vinhedos (Dolcetto): 2,20 ha
Ano de plantação: 1980
Tipo de solo: calcário-argiloso
Exposição: Norte

Vinificação e amadurecimento: vinificação em fermentadores rotativos com controle de temperatura durante 6-7 dias. Maturação em tanques de aço durante 8-9 meses. Sem passagem por madeira.

Análise organoléptica (Enólogo): “rubi intenso vermelho com reflexo violeta. Aromas: frutado, floral, trufas. No paladar um vinho bem equilibrado e persistente, longo e complexo. Vai bem com pratos à base de massas com molho de carne, pratos de carne branca. Temperatura de serviço: 18 ° C”
Produção garrafas/ano: 15.000

Pira Luigi Dolcetto – vinho fácil, de boa tipicidade

Degustação

Pira Luigi Dolcetto D’Alba 2010 – álcool: 14% – variedade: Dolcetto – região: Serralunga D’Alba – importador: MS Import – preço: R$ 59 – Púrpura intenso com reflexo arroxeado. Aromas com enfase nas frutas negras, especiarias e algum floral, leve adocicado. Na boca é um vinho fresco, de taninos vivos, ótima acidez e razoável concentração de fruta. Intenso, mineral, de média persistência apresentou bom comportamento à mesa, notadamente com pizza. Apresenta uma adstringência inicial que logo cede espaço para uma particular doçura final. Mais algum tempo na garrafa concorrerá para o afinamento do conjunto, que no momento já agrada. Um Dolcetto surpreendente. Avaliação: 87/100 pts.

Novos vinhos da Azienda Agricola Pira Luigi – exclusividade na MS Import
(Visited 405 times, 405 visits today)

One thought on “Pira Luigi Dolcetto D’Alba 2010”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *