Daily Archives: 28/02/2012

Château Rauzan-Ségla

 

“Considerado o segundo melhor vinho da denominação após o Château Margaux na classificação de 1855, esse château teve a reputação abalada no fim dos anos 1990. Houve boas safras em 1983, 1986 e 1988, mas só com a aquisição da vinícola pela família Wertheimer (1994), dona da Chanel, ela recuperou glória e consistência. Investimentos pesados transformaram esse segundo  vinhedo e hoje o vinho expressa genuína distinção e elegância.”

 

O Resveratrol

 

O resveratrol é um polifenol do grupo dos não flavonóides e do subgrupo dos estilbenos. Existem no vinho cerca de 200 diferentes tipos de polifenóis. Essa substância também mais marcantemente presente em vinhos tintos, veio à baila em 1995, quando a equipe do Dr. John Pezzuto, da Universidade de Illinois, nos EUA, atribuiu a ela ação anticancerígena  e preventiva de doenças cardiocirculatórias, decorrente de sua potente ação antioxidante, neutralizadora de radicais livres. O resveratrol também minimiza a formação de placas de gordura nas artérias (aterosclerose) e reduz a aderência das plaquetas. Pezzuto demonstrou, com sua equipe, que o resveratrol neutraliza o crescimento e a disseminação do câncer além de acelerar  a morte das células cancerígenas. Apesar de haver assumido papel de destaque na mídia como benfeitor da saúde humana, o resveratrol, alerta o Dr. Jairo Monson, é apenas um dos 200 polifenóis existentes no vinho e talvez nem seja o mais importante no tocante a uma eventual ação salutar. – Fonte: Coleção Folha o Mundo do Vinho – A Harmonização do Vinho – vinho e saúde – pág. 55

Pesquisas mostram que consumo frequente e moderado de vinho traz benefícios ao coração e melhora a absorção de insulina em pessoas obesas

A recente divulgação dos resultados de duas pesquisas de conceituadas universidades da Europa fez crescer ainda mais a lista de benefícios conhecidos pelo consumo de vinho.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Barcelona, o álcool promove um aumento no nível de interlucina- 10 – substância capaz de diminuir a inflamação nas artérias  e os polifenóis presentes nas sementes e nas  cascas  das uvas tintas, geram a redução nos níveis de substâncias que estimulam a formação de placas de gordura nas paredes das artérias. A conclusão é de que tanto as uvas quanto o álcool, são bons para o coração e que, provavelmente, há uma forte vantagem em ingerir os dois juntos.

Já segundo os cientistas da Universidade Maastricht, na Holanda, o resveratrol – um dos ingredientes do vinho também proveniente das uvas – reduz a resistência à insulina e protege o organismo contra os efeitos nocivos de uma alimentação rica de calorias. A substância consegue fazer o corpo gastar menos energia ao melhorar o funcionamento do metabolismo e da saúde do obeso. O resultado é a presença menor de gordura no fígado, níveis mais baixos de açúcar na circulação e uma pressão sanguínea reduzida. Os participantes do estudo também apresentaram mudanças na forma como os músculos “queimavam” calorias do organismo.

A dose de vinho sugerida para o consumo diário é de aproximadamente 300 ml, cerca de duas taças. Além dos benefícios descritos acima, as substâncias presentes nos tintos, por exemplo, são potentes antioxidantes que retardam o envelhecimento celular e previnem a aglomeração de placas de gordura no sangue. Outra propriedade importante que também encontramos principalmente nos vinhos tintos é o potássio, importante no controle do excesso de sódio (sal) no organismo, ajudando a controlar a pressão arterial. Fonte: Agência Ideal.