O Clarete é uma especialidade de Bordeaux que vem conquistando popularidade. Ele homenageia o vinho que era exportado ao Reino Unido na Idade Média e inspirou o termo inglês claret, usado para descrever o bordeaux tinto. Tem mais personalidade e vigor que um vinho rosé, mas é menos tânico que um tinto. Tem cor rosa-escura, é frutado e fácil de beber, ideal como aperitivo ou entradas e grelhados. A cepa preferida é a Merlot, mas usam-se as duas Cabernet. As peles das uvas são maceradas com o sumo por até dois dias em vez das 4 ou 5 horas usadas no rosé e às vezes o vinho é ligeiramente amadurecido em barris de carvalho (barriques). É melhor se for consumido gelado no ano seguinte à safra. Fonte: Adega Veja do Vinho volume 2

 

De 1152 a 1453, Bordeaux foi fiel à coroa inglesa. Não é de surpreender que a Inglaterra e mais tarde o mundo anglófono, tenha desenvolvido tamanho gosto pelo vinho. Alguns destes eram conhecidos como clairet por causa de seu estilo mais leve em comparação com os vinhos mais apetitosos da Espanha e de Portugal; e o nome passou para a língua inglesa como claret. O nome claret ainda é amplamente usado na Grã-Bretanha e aplica-se a todos Bordeaux tintos, enquanto clairet passou a ser o nome dos vinhos de estilo rosé dessa região. Fonte: Vinho – O Guia Fundamental para o apreciador moderno. Editora Marco Zero. 1a. Edição. Oz Clarke. Nota: este artigo, longe de esgotar o assunto sobre o tema, permite apenas que o leitor tenha noções básicas do que é um vinho Clarete.

(Visited 17.689 times, 17.689 visits today)

6 thoughts on “Você sabe o que é um vinho Clarete?”

  1. Há anos faço um ponche “Claret ponche” Uma receita da Revista Gullas de uns 15 anos atrás, nem eles tem mais esta receita….rsrs. Esse ponche homenageia o filme “E o Vento Levou, só que sempre uso vinhos espumantes ora italianos, ora nacional, por nunca encontrar um vinho Claret . Sempre que perguntava ninguém tinha ou sabia me informar e eu não conhecia.Vocês poderiam me aconselhar um mais para rosé bem clarinho ? gostaria muito de fazer meu ponche com o vinho original.

    Obrigada.

    Madalena

  2. Um bom vinho para elaborar o ponche seria o Château Thieuley que ilustra uma das fotos do blog…eu comprei há muito tempo na Casa Santa Luzia em São Paulo. Atualmente talvez seja mais fácil pesquisando em lojas na internet como a Wine

  3. Gostaria de saber o que significa o segundo termo do “claret over-the-hill” que era o vinho consumido pelo Presidente Teddy Roosevelt. Alguém poderia me explicar? seria uma referência a um local de produção montanhoso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *