Para aqueles que prezam a leveza, ainda mais se comemorando uma data romântica no meio da semana, pode cair muito bem um vinho que dentro de seu estilo reúne qualidades como elegância e charme!

Já escrevi sobre os Beaujolais Crus, a “nata” dos vinhos da região homônima ao sul da Borgonha e dentre os dez melhores terroirs, o vinho produzido em Saint-Amour, é o mais celebrado nesta data, o “Dia dos Namorados”, que todavia na França se comemora em 14 de fevereiro.

SAINT-AMOUR

Aqui o “amour” não se refere ao amor, mas à figura de Santo Amador, um legionário romano convertido ao cristianismo, cuja estátua se encontra na vila de Saint-Amour-Bellevue.

Qual a distinção do Saint-Amour? Os vinhedos são, dentre os “crus”, o que se situa mais ao norte, mais próximo da Borgonha vitícola e com predominância maior de calcário em lugar do granito, que é o tipo de solo característico da região de Beaujolais! Os vinhos são mais leves, mais comparáveis aos delicados Chénas, Brouilly e Côtes de Brouilly do que os mais “encorpados” Moulin-à-vent e Morgon.

Encontraremos certamente notas de frutas frescas maduras como as cerejas, notas de especiarias e alguma expressão floral.

Beaujolais “Saint-Amour” Domaine de la Croix Carron 2009

Até pouco tempo atrás era bem difícil encontrar vinhos deste cru na cidade de São Paulo. Hoje, algumas importadoras podem possuir algumas garrafas. O vinho é simples e agradável, por isso, relativamente barato e pode ser encontrado, por exemplo, na Casa Santa Luzia (Al. Lorena 1471 – tel. 3897-5000), “Domaine de la Croix Carron” 2009, por R$ 53.

Seja qual for a escolha, um feliz “Dia dos namorados” a todos!!

Artigo de André Logaldi

(Visited 1.779 times, 1.779 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *