Na segunda semana de março visitamos a Odfjell, vinícola chilena sediada no Vale do Maipo (Padre Hurtado). Antes de relatarmos toda viagem, importante transcrever algumas informações sobre essa vinícola.

Sobre a Odfjell

“Há mais de 25 anos, o pioneiro armador norueguês Dan Odfjell descobriu e se apaixonou por um lugarejo no famoso Vale do Maipo. Nascido na chuvosa Bergen, ele não resistiu à atração do sol austral deste lugar idílico. A sorte lhe mostraria mais tarde que ele havia encontrado nestas terras num vale privilegiado no Chile, onde se produzem vinhos tintos premium e onde se vem cultivando vinhas por mais de quatro séculos. Vale favorecido pela brisa costeira, o que cria um microclima favorável à produção de belos e distintos vinhos. Este foi o começo de uma travessia, o começo do que hoje conhecemos como Odfjell”. Fonte: portal do Importador World Wine.

 

Dando prosseguimento, encontramo-nos com a gentil Claudia Yaksic, Relações Públicas e Marketing da Odfjell, que nos conduziu de carro até a vinícola no Vale do Maipo, em local de difícil acesso (Camino Viejo a Valparaiso 7.000 Padre Hurtado – telefone 56 2876 2800 ou info@odfjellvineyards.cl. – Aceita enoturismo), ao menos para quem não é da região.  Lá também fomos recebidos pela enóloga Marcela Garate, que didaticamente fez algumas importantes considerações sobre a vinícola e os vinhos ali produzidos:

 – Arnaud Hereu é o enólogo-chefe.

O primeiro vinho produzido foi o Cabernet Sauvignon 1999

– O Odfjell Carignan, um dos destaques da vinícola, é produzido com uvas de um vinhedo de 18 hectares num terreno de 60 hae m Cauquenes, Vale do Maule. A safra de 2006 obteve certificação orgânica.

– A vinícola exporta para os EUA, Noruega, China, Brasil, Irlanda e Alemanha, que são seus principais mercados.

Criação e comercialização de cavalos de raça norueguesa também faz parte dos objetivos da vinícola Odfjell
Parreira antiga de Cabernet Sauvignon

Vinhedos em Padre Hurtado, Vale do Maipo

Vinehedos de Cabernet Sauvignon da Odfjell
Entrada da sala de degustações da Odfjell

 Uvas cultivadas no “Jardim de Variedades” ou vinhedos experimetais

Mourvédre, Tannat, Tempranillo, Petite Sirah, Petit Verdot, Grenache, Tannat são cultivadas em caráter experimental além das tradicionais (em produção), Cabernet Sauvignon, Carménère, Cabernet Franc, Carignan, Malbec e Syrah. Sua produção é de 95% de uvas tintas e apenas 5% de brancas, sendo o único vinho disponível o Armador Sauvignon Blanc.

As uvas são originárias dos seguintes vales:

Maipo (Padre Hurtado), Colchagua (Rio de Piedras), Lontué (Ribera Del Rio Claro) e Maule (Cauquenes – vinhedo adquirido em 2004).

No próximo post: degustação de todos os vinhos Odfjell

 

(Visited 378 times, 378 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *