No mês de março de 2012, visitamos a Vinícola Terramater, localizada na comunidade de Isla de Maipo, na Avenida Balmaceda 4.900 (que pode ser acessada através da Ruta 5 Sur, na altura de Buin), cujo atendimento da “Sala de Vendas, Degustações e Tour” está aberto ao público de segunda a sábado das 10:30 às 20:00 horas e de domingo das 11:00 horas às 18:30 horas – telefone 2-8386902 ou por e-mail ventascaperana@terramater.cl/ www.terramater.cl  A nossa visita foi guiada pelo especialista em azeites Ignacio Allendes Correa, “Export Manager” da vinícola.

Fundada em 1996 pelas irmãs Canepa (no mesmo local sediou, desde 1953, a vinícola Canepa que foi vendida ao grupo Concha y Toro) Gilda, Edda e Antonieta, esta vinícola foi batizada como “Mãe Terra”. Seus vinhedos em Isla de Maipo, Curicó e San Clemente comportam as tradicionais variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, Carménère e Sauvignon Blanc, mas também abrigam variedades não comuns no Chile como Zinfandel, Syrah, Malbec, Pinot Blanc, Petit Verdot, Semillón e Sangiovese. Além dos vinhos e vinhedos, a empresa trabalha com a produção de óleo de oliva e frutas frescas. A visão da vinícola impressiona por seus quase 300 hectares de vinhedos (irrigados por gotejamento) na Isla do Maipo, com vinhas velhas (30, 40, 50 anos de idade) de Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Zinfandel principalmente. A vinícola ainda possui vinhedos no Vale do Maule e exporta para Inglaterra, Ásia, Russia, Japão, México e Brasil.

Deferência: bandeira brasileira hasteada.

Vinhos degustados:

Terramater Sauvignon Blanc 2011 – álcool: 13,5% – palha claro com reflexo esverdeado. Aberto nos aromas com maracujá fresco e pêra. Na boca é muito macio e confirmou todo frescor sinalizado no nariz. De boa persistência, este Sauvignon Blanc do Maipo facilmente passaria por um vinho costeiro, tamanho o seu frescor, fruta ee equilíbrio gustativo. À conferir. Avaliação: 87/100 pts.

Terramater Cabernet Sauvignon 2011álcool: 13,5% – preço na origem: $ 3.900 pccerca de trinta por cento do mosto  amadureceu em barrica de carvalho francês de segundo e terceiro uso. Análise organoléptica – púrpura intenso. Aromas mentolados que cedem espaço para pimenta-do-reino. Na boca taninos volumosos e macios. Persistente, termina frutado, sem arestas. Avaliação: 87-88/100 pts.

Vinhedos à perder de vista – aqui temos a principal uva chilena: Cabernet Sauvignon

Terramater Sangiovese Limited Reserva 2009álcool: 14,5% – região: Isla de Maipo – vermelho rubi intenso. Aromas pouco intensos mas complexos com leve terroso, álcool proeminente e uma ponta de especiarias. sobre mentol. Na boca revelou a tipicidade da Sangiovese com sua acidez salivante que suplanta seus taninos potentes. Vinho de sólida estrutura, de final prolongado e que realmente vale à pena ser provado. Uma verdadeira especialidade dessa vinícola. Avaliação: 88/100 pts.+ 

Cacho de Zinfandel na iminência de ser colhido: a uva na época da colheita tem sabor que lembra uva-passa

 Altum Terramater Cabernet Sauvignon 2010 – álcool: 14,5% – elaborado com uvas de Curicó (Los Niches), amadurecido em barrica francesa de primeiro uso durante 16 meses, este delicioso e opulento Cabernet Sauvignon mais uma vez provou que realmente essa é a grande casta chilena. Longo, persistente, sedoso é um vinho marcante que não custa muito pelo que oferece. Avaliação: 88/100 pts.+

Outro cacho de Zinfandel, a uva-símbolo da Terramater

Terramater Zinfaldel (70%) e Shiraz  (30%) 2010 – álcool: 13,5% –  aqui 30% do mosto amadureceu durante oito meses em barrica de carvbalho francês de segundo e terceiro usos. Análise organoléptica: escurão na cor, aromático no nariz com notas de aniz, marmelada sobre notas de alcaçuz, confirmou no paladar os aromas quando se mostrou um vinho fluído, de taninos macios, fácil de beber e de boa persistência. Enfim, um vinho gostoso de sabor particular. Avaliação: 88/100 pts.+

A Terramater possui 300 hectares na região do Vale do Maipo

Terramater Unusual Carménère-Shiraz 2010 – álcool: 14% – elaborado com uvas do vinhedo Caperana, Isla de Maipo, o mosto foi amadurecido durante 18 meses em barrica de carvalho francês de primeiro uso, é um vinho que caracteriza toda liberdade criadora do Novo Mundo. Garrafa de número 2355/4000.  Analise organoléptica: sedutora cor retinta com reflexo púrpura, seus aromas realmente evocam tudo o que essas duas intrigantes castas podem oferecer, com uma paleta que vai do couro novo, pimentão, noz-moscada, cravo, alcatrão sobre um fundo mentolado, bem típico dos grandes tintos do Vale do Maipo. Na boca a sua entrada revela um vinho potente, picante, de taninos expansivos de textura suave, álcool integrado, madeira um pouco saliente e final persistente, marcado pela força do conjunto que tende a se suavizar diante de uma rugosa paleta de cabrito. Vinho de guarda, concentrado, que agradecerá quem tiver paciência de guardá-lo por mais algum tempo na garrafa. Avaliação: 90/100 pts.

Degustação Azeite Petralia – premiação “Sol D’Oro” Verona/Itália

Tivemos oportunidade de degustar o melhor azeite do mundo, o Petralia Extravirgen, que havia acabado de ter sido eleito num dos mais importantes concursos internacionais da categoria realizado em Verona, na Itália. O Petralia foi distinguido a medalha de ouro (Sol D’Oro) na categoria “Frutado ligeiro”. Foi a terceira vez que este azeite recebeu essa importante premiação. As duas outras foram em 2002  e 2006. A Terramater é, até hoje, o único produtor do Novo Mundo a ganhar essa premiação. O referido azeite pode ser encontrado no Brasil nas lojas Makro Speciale. Degustação: exibiu aromas de pasto recém-cortado. Na boca é intenso, picante, viscoso, equilibrado e quase sem amargor. Produzido de oliveiras de olivares próprios da Terramater com mais de 60 anos de idade no fundo Peteroa, Sagra Familia, Vale de Curicó, cerca de 200 km ao Sul de Santiago e 500 metros acima do nível do mar.

 

Vinhedos trintenários de Cabernet Sauvignon

 

 

 

Cuba de aço danificada pelo terremoto

 

 

Barrica de carvalho americano utilizada para o amadurecimento dos vinhos

 

 

 

Vinhos Terramater Reserva, disponíveis no Brasil através do Makro

 

Linha Altum, hierarquicamente acima dos vinhos Reserva

 

 

TerraMater Unusual Carménère/Shiraz 2010

 

 

Mater, vinho top da vinícola, considerado vinho de autor

 

 

 

Azeite de Oliva em pasta

 

Azeites e Vinhos Terramater à venda na loja que fica na entrada da vinícola.

 

Azeites para degustação

 

 

 

Azeites Canepa

 

 

Conclusão

Como supramencionado, a visita às dependências da imensa vinícola Terramater foi conduzida pelo especialista em azeites, Ignácio Allendes Correa. Na oportunidade pudemos conhecer os principais vinhedos localizados próximos ao leito do rio Maipo, com destaque para vinhas velhas de Zinfandel e Cabernet Sauvignon. Após, degustamos vinhos das linhas Vineyard Reserve, Limited Reserve, Altum e Unusual. Infelizmente, por motivos alheios à nossa vontade, não pudemos provar o vinho top “Mater”,  elaborado por enólogos de três nacionalidades (chilenos, franceses e australianos), com uvas de vinhedos sexagenários. Sobre este vinho, informa o catálogo da Terramater “Simplesmente o melhor vinho que podemos produzir a cada ano”. Mesmo assim podemos dizer que gostamos do que provamos e sem dúvida nenhuma podemos afirmar com alguma segurança que duas uvas tintas brilham no vasto leque de opções da Terramater, que até um correto Sangiovese produz: Cabernet Sauvignon e Zinfandel. Na sala de vendas Caperana por exemplo, o visitante poderá adquirir produtos gourmet  tal como massas italianas e diversos tipos de azeites: abacate, misto (semente de uva, abacate e oliva), semente de uva  e o principal, de oliva. Aceto balsâmico de Modena e vinagres  também estão disponíveis entre souvenirs, etc. Enfim, vale à pena visitar a vinícola Terramater porque certamente você não decepcionará. A vinícola é receptiva ao enoturismo.

(Visited 2.351 times, 2.351 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *