O nome Carretta deriva do radical car, que significa pedra. O solo é fruto da combinação espontânea de pedras com giz que afloram a algumas dezenas de metros, na direção leste, por cerca de um quilômetro da propriedade.

Antigos documentos confirmam que desde o ano 1100 D.C. a existência de uma gleba pertencente sucessivamente à De Brayda e Signori di Piobesi. Em seguida, os governantes de Piobesi, que se estende entre il Podio e Bric Paradiso, na comuna de Piobesi d’Alba, passaram a dedicar parcelas do terreno para o cultivo da vinha e pecuária. Duzentos anos mais tarde, De Brayda foi sucedido por Damiano, signori di Priocca, que continuou a comprar terrenos adjacentes ampliando assim a propriedade. O imponente edifício que domina a vista da Tenuta Carretta e de toda área circundante, são citados num documento de 1594, onde uma vez mais confirma a vocação de crescimento da região. No início de 1800 toda a propriedade passa para Roero, cujo brasão de armas ainda está na entrada da propriedade.

O relançamento acontece em 1985, quando a Família Miroglio decide comprar a propriedade com a intenção de trazê-la de volta para o esplendor do passado. Motivados pela beleza de suas colinas, agora a Família Miroglio tem produzido vinhos de qualidade, respeitando as tradições, com um olhar cuidadoso sobre o progresso e as novas exigências do mercado. Entre as vinícolas do Langhe e Roero, Tenuta Carretta é hoje considerada um das mais prestigiadas e com suas centenas de hectares de terra, também uma das maiores.

Tenuta Carretta possui área de 70 hectares além de outras plantações. A unidade principal está localizada no coração de Piobesi, cidade de Alba, representado por um complexo de cerca de 40 hectares de vinhas cultivadas em torno do edifício que se situa na cave. As vinhas estão localizadas nas encostas médias, com boas exposição solar e cultivada pelo sistema Guyot. Aqui o solo é de origem marinha e consiste de marga calcária alternadas com camadas de areia e seixos. A terra é seca e rica em sais minerais. Exposição sul-sudoeste. As variedades cultivadas são: Roero Arneis, Favorita, Chardonnay, Barbera e Nebbiolo.

Barbaresco “Garassino” DOCG 2004

Degustação

Barbaresco “Garassino” DOCG – safra 2004 – álcool: 14% – importador: Ana Import – Rua Arthur de Azevedo, 443 – Pinheiros – CEP: 05404-000 – São Paulo – SP – Telefone:(11) 3951-4333 – preço: R$ 153  –  A Tenuta Carretta tem feito investimentos significativos tanto nos vinhedos como na adega. Este Barbaresco é testemunha disso porque apresenta uma rara personalidade e elegância, resultado do trabalho da incessante busca constante por qualidade. Elaborado com a uva Nebbiolo, amadurecido durante 24 meses, com ao menos 9 meses em barricas de carvalho francês e 6 meses em garrafa, exibiu cor  vermelho granada com alguma profundidade. Exibiu aromas complexos, com notas de especiarias ladeadas por sugestões florais como rosas. Na boca confirmou a elegância olfativa com taninos finos, acidez na medida formando um perfil elegante, com boa fruta e de bom equilíbrio gustativo. Longo, intenso, terminou macio, frutado, sem arestas. Avaliação: 89/100 pts.+

(Visited 260 times, 260 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *