A Viña La Junta é a concretização de um sonho compartilhado por um  grupo de amigos, gente jovem, com grande espírito e amor por fazer as coisas direito.

Desde o início voltaram suas experiências para a produção de vinhos finos, dedicados a obter as melhores uvas, o  cuidado da vinificação e seu posterior amadurecimento com respeito ao meio ambiente.
“La Junta” reúne os amigos, a família, as pessoas, com o fim de compartilhar, celebrar ou simplesmente passar bons momentos.  A vinícola Junta quer  ser parte deste momento, por isso leva o nome “Junta”, queremos resgatar os valores da amizade, da família e de “juntar-se” para manter os laços de irmandade.
Antonio Vásquez
Enólogo, apaixonado por sua profissão e fervoroso admirador da cepa Carménère. Com 10 anos de experiência fazendo vinhos de diversos vales vitivinícolas do Chile e algumas colheitas  no exterior, hoje se dedica a entregar todo seu conhecimento na elaboração dos vinhos La Junta. A Carménère aparece como base importante de seu estilo enológico e da identidade da Viña La Junta.

 A seguir a relação dos vinhos degustados:

Junta Sauvignon Blanc Selection 2011 – álcool: 13% – região: Vale de Curicó – palha claro quase translúcido. Aberto nos aromas vegetais (arruda) sobre notas de grapefruit e maracujá. Na boca a sua entrada é impactante por conta de sua acidez que lhe proporciona bom frescor. Exibiu fruta madura (lima) e uma pontinha mineral. De boa persistência, termina limpo, sem arestas. Avaliação: 87/100 pts. 

Junta Cabernet Sauvignon “Perro” 2010 – álcool: 14% – região: Vale de Curicó – vermelho rubi com reflexo violáceo com halo púrpura. Aromas abertos com notas de pimentão, groselha e frutas vermelhas. Na boca praticamente subscreveu o nariz com taninos macios, boa fruta, álcool integrado e madeira bem colocada. Um autêntico Cabernet Sauvignon chileno, harmônico e redondo. Avaliação: 87/100 pts. 

Junta Carménère Reserva 2010 – álcool: 14% – região: Vale de Curicó – cor semelhante à do vinho anterior. Aromas de média intensidade ostentando alguma complexidade com as tradicionais notas de café torrado da casta sobre leve defumado e alguma fruta negra. Boca no mesmo diapasão, intensa, taninos macios e fim de boca suave, sem arestas. Avaliação: 87/100 pts.

Junta Carménère Gran Reserva  2010 – álcool: 14,5% – região: Vale de Curicó/Sagrada Familia/Fundo Santa Ana de Peteroa – vermelho rubi intenso com reflexo violáceo. No nariz despontam aromas de frutas negras maduras, pimenta branca, torrefação e chocolate. Na boca é um vinho de taninos aveludados, picante, fino, denso, suave e de longo e persistente final. Madeira e fruta em perfeita harmonia. Um Carménère sofisticado, amadurecido durante 12 meses em barricas novas de carvalho francês, muito gostoso e equilibrado, sem excesso de extração, álcool e madeira. Avaliação: 90/100 pts.

Junta Cabernet Sauvignon Gran Reserva 2010 – álcool: 14,5% – região: Vale de Curicó/Sagrada Familia/Fundo Santa Ana de Peteroa – vermelho rubi intenso com reflexo púrpura. No nariz nota de licor de cassis,  cereja, ameixa sobre notas defumadas. A boca subscreveu integralmente o olfato e se revelou macia, redonda, com álcool integrado e madeira atuando apenas como coadjuvante. Profundo, intenso, é um vinho que demonstra o potencial da casta melhor adaptada ao terroir chileno: a Cabernet Sauvignon. Às cegas certamente tem plenas condições de desbancar alguns ícones da América do Sul. Avaliação: 91/100 pts.

Vale de Curicó
A bodega está localizada no vale de Curicó perto da costa. Está a 35º de latitude sul e se estende desde o pé  da Cordilheira dos Andes até a costa do pacífico. É um vale de origem aluvial, com solos de textura franca e setores franco-argilosos mais profundos perto da costa. O clima é mediterrâneo semi-árido com uma estação seca prolongada e precipitações que superam os 700 mm ao ano. A excelente amplitude térmica dia – noite que supera os 18ºC  o transforma num vale de privilegiadas condições para o cultivo da videira.
(Visited 1.202 times, 1.202 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *