A vinícola Michel Torino foi fundada em 1.892, quando os irmãos David e Salvador Michel plantaram suas primeiras videiras no Vale Cafayate. Já em 1929 seus vinhos obtinham reochecimento internacional ao conquistar prêmios em Sevilla. A vinícola foi recentemente adquirida pelo grupo Peñaflor que promoveu grandes investimentos e rebatizou El Esteco, em homenagem à lenda da rica cidade de El Esteco, do Norte da Argentina, que foi soterrada por um terremoto em 1.692 e cujos tesouros sempre procurados, são na verdade seu terroir privilegiado. Desde 1990 tem entre suas atividades o enoturismo, mas recentemente lançou o belo hotel e wine-spa Patios de Cafayate, onde o hóspede pode participar da vindima, conhecer o processo de produção, desfrutar da gastronomia local e relaxar com tratamentos à base de sais e cremes produzidos apartir da uva e do vinho. Importador: Bruck

A Bodega Michel Torino atualmente pertence ao grupo Trapiche-Peñaflor sendo dirigida por Juan Manzioni que conta com apóio do enólogo Rodolfo Sadler . Daniel Pi, “chief-winemaker” de Trapiche é o Consultor da vinícola. Passou a ser chamada de La Rosa/Michel Torino. Os vinhedos estão plantados sobre a cidade mítica e opulenta do Norte da Argentina denominada “El Esteco”, atual denominação da vinícola. Essa cidade foi enterrada por um terremoto em 1692. Ao se tentar o rastreamento dessa cidade, descobriu-se que seu maior tesouro eram as cepas ali plantadas durante muito tempo, eis que no “terroir” local predomina uma dualidade climática, que possibilita uma amplitude térmica que vai dos 12°C à noite aos 36° C diurnos. A bodega se encontra ao lado do luxuoso hotel e “wine spa” “Patios de Cafayate”.

 

 

Degustação

Michel Torino Colección Cabernet Sauvignon 2009 – álcool: 13,5% – região: Calchaquíes/Salta – importador: Bruck – preço médio: R$ 25 -vermelho rubi intenso com reflexo púrupura. Aromas pouco intensos mas característicos da casta com notas de frutas vermelhas e negras sobre especiairias. Na boca taninos macios, álcool generoso, acidez na medida e boa concentração de sabor. Intenso, deixa uma nota de amora no fim-de-boca. Um Cabernet Sauvignon argentino de baixo custo e muito boa tipicidade. Avaliação: 86/100 pts.

(Visited 800 times, 800 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *