Abruzzo é uma região política da Itália de 1.3 milhões de habitantes e sua capital é L’Aquila. Faz divisa com Marche (ao norte), com Lazio (a oeste), com Molise (ao sul) e com o mar Adriático; ocupa um território de 10.798 km², e tem uma população de 1.312.727 de habitantes. É dividido em quatro províncias: L’Aquila, Chieti, Pescara e Teramo (a leste).

As condições climáticas especiais de que se beneficia, são perfeitas para as videiras, que se expressam através de uvas de ótima qualidade, das quais resultam excelentes vinhos, motivos de orgulho para a região, premiados em grandes concursos nacionais e internacionais.

A variedade dos vinhos produzidos no Abruzzo vai do tinto ao rosé e ao branco, constituindo uma rica paleta de opções. Estes vinhos são frutos de uma terra que soube conjugar tradição e modernidade, oferecendo uma qualidade ímpar, que conquistou não só a Itália, mas também toda a Europa, os Estados Unidos e o Canadá, o Japão, a Austrália e a América Latina.

Os quatro vinhos do Abruzzo: Montepulciano d’Abruzzo D.O.C., Trebbiano d’Abruzzo D.O.C.,  Controguerra D.O.C. e  Montepulciano d’Abruzzo Colline Teramane D.O.C.G. Sua qualidade é garantida pelo respeito às especificações disciplinares de produção, além do trabalho realizado pelos respectivos Consórcios de Tutela que operam diariamente para salvaguardar e valorizar estas denominações.

(Visited 1.460 times, 1.460 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *