Ferrari é o maior nome da Itália na produção de espumantes pelo Método Clássico. Um século de história, sempre presente nas principais celebrações no seu país e no exterior, inclusive no Oscar e Prêmio Nobel. Fundada por Giulio Ferrari em 1902 com a convicção que o seu Trentino natal reunia as condições para se criar um espumante tão grandioso quanto o Champagne. A Família Lunelli, referência na região no mercado de vinhos, assumiu em 1952 a empresa e a conduz brilhantemente até os dias de hoje, já em sua terceira geração. A Ferrari é um verdadeiro mito na Itália, tal como a famosa scuderia automobilística homônima.

Terroir –

Clima tipicamente mediterrâneo no Valle dei Laghi, subcontinental no Val d’Adige e alpino no Val di Cembra. De maneira geral os verões são frescos e os invernos rígidos, com fortes excursões térmicas entre as estações e entre o dia e a noite. Temperatura média anual de 11ºC. As precipitações, nunca excessivas, distribuem-se uniformemente ao longo do ano e em forma de neve no inverno. As barreiras das montanhas ao norte protegem dos ventos gélidos, enquanto que os vales ao sul permitem a chegada do föhn, um vento meridional morno e seco.

Ferrari é um importante produtor de bons espumantes pelo Método Clássico em Trento, Itália. A vedete é o Giuli Ferrari Riserva del Fondatore. O Ferrari Maximum Brut também não costuma decepcionar!

Degustação –

Ferrari Maximum Brut – Álcool: 12% – Variedade: Chardonnay – Região: Trentino – Vinhedos em Trento, Val d’Adige, Val di Cembra e Valle dei Laghi – Importador: Decanter – Preço: R$ 193,10 (sem estojo – 11/2012) – Segundo o produtor, os vinhedos estão plantados entre 300 e 700 metros de altitude, com exposição sudeste e sudoeste. Amadurecimento 36 meses ”sobre as leveduras” na garrafa, no mínimo. Na flûte exibiu cor palha com reflexo dourado, brilhante, perlage fino e duradouro. Nos aromas muita complexidade, com deliciosas notas maduras sobre um fundo tostado com refinamento de sobra. Na boca, a sua entrada revelou um espumante que tem ótima pegada, com o frescor se destacando. Notas de frutas secas, como avelãs e brioches. Cremosa, expansiva, harmônica e sobretudo persistente tem um final surpreendente, vibrante. Inevitável comparações. Consegue superar muitos champagnes, essa que é a verdade! Ótima pedida para festejos em geral. Avaliação: 92/100 pts.

(Visited 1.701 times, 1.701 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *