É uma escala usada por enólogos para medir a proporção de açúcar na uva antes e durante a colheita. Na fermentação, a redução das medidas é conhecida como Bailling. Em termos técnicos, ela mede os sólidos dissolvidos no suco e mostra uma porcentagem de açúcar. Assim, um vinho de 25º graus Brix tem conteúdo de 25% de açúcar, que no vinho seco se transformará em álcool a cerca de 0,55 vezes o número Brix, ou seja, 13,75% de teor alcoólico. Fonte: O Grande Livro dos Vinhos – 1a. Edição – Publifolha – 2012

(Visited 14.967 times, 14.967 visits today)

5 thoughts on “Você sabe o que é Brix?”

  1. Sou adepto a vinhos com produção artesanal eu mesmo faço para meu consumo portanto, gostaria de receber desta organização algo como apostilas para aprimorar meu produto, (sou aposentado,como médico veterinário) e com isso usaria e disponibilizaria de tempo suficiente para estuda-las.

  2. Boa tarde, Gostaria também de receber material sobre Vinho, se possível, para o meu aprimoramento na arte do vinho.
    Obrigado,
    Augusto (Belém do Pará)

  3. Olá, Jeriel!
    Sou estudante de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e me interesso muito pelo processo de produção de bebidas alcóolicas. Atualmente, tenho trabalhado com o vinho de fruta, um fermentado de abacaxi, que inclusive é o tema do meu TCC. Por isso, seria um prazer imensurável, quase uma necessidade, obter esse material.

    Perdoe os exageros,
    Gratidão!
    Ellane Jacqueline Coelho

  4. Boa tarde. Meu nome é Gilson.sou técnico de manutenção de equipamentos hospitalar. Nas horas de folga gosto muito de estudar sobre vinhos. estou elaborando umas garrafas artesanais.goststaria muito de receber informações. Técnicas dobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *