No nosso giro visitamos pela Espanha em outubro de 2012 visitamos as Bodegas del Muni (sem importador para o Brasil), em Villatobas, província de Toledo (Carretera Lillo, 48, 45310), no centro da Espanha. Lá, fomos recebidos pelo proprietário, Sr. Jerónimo Perea Contreras  e também por Rafael García Marquina, Export Manager, que nos conduziu por todas dependências da vinícola, inclusive vinhedos.

Sobre as Bodegas del Muni

Localizada em Villatobas,  um pequeno povoado no centro da Espanha (Villatobas é um município da  província de Toledo, comunidade autônoma de Castilla-La Mancha, de área 181,71 km² com população de 2352 habitantes e densidade populacional de 12,94 hab/km²), as Bodegas del Muni têm a aspiração de se tornar um verdadeiro ponto de encontro para todos os especialistas, profissionais, amantes e degustadores de vinhos. O seu compromisso com os clientes é claro por que sua meta é clara: “qualidade”. Qualidade para continuar a melhorar cada dia seus vinhos, que já contam com amplo reconhecimento auferido nos concursos internacionais de vinhos de que participa. Das diversas variedades de uvas cultivadas, a Tempranillo principalmente se destaca, por se tratar de Vinhas Velhas localizadas na propriedade da família que soma 108 hectares de vinhedos. A produção é de pequena quantidade, mas a qualidade é alta.  O tratamento intensivo durante todo o processo permite um amadurecimento perfeito das uvas, uma matéria-prima de amplamente aproveitada. Apenas as melhores safras são selecionadas para produção dos vinhos “Reserva”.  Vinhedo das Bodegas del Muni na região de Toledo (Villatobas). Os vinhos recebem a denominação “Vinos de La Tierra de Castilla”

 

Degustação

A Bodega Muni produz cerca de 250.000 mil litros de vinhos por ano. Está sediada em Villatobas, Castilla-La Mancha e suas principais linhas de vinhos são: Joven, Crianza e Reserva. São amadurecidos em barricas francesas de 300 litros. A degustação foi realizada na casa de campo, conduzida pelo proprietário Jerónimo Perea, no Valle Cedron (140 km de Madrid), onde se encontram os vinhedos, numa altitude que varia entre 600 a 700 metros sobre o nível do mar, onde são cultivas as variedades tintas Tempranillo, Garnacha, Syrah, Petit Verdot e brancas Verdejo, Riesling e Sauvignon Blanc.

 

Corpus del Muni Semi-Dulce VDLTC 2011 – álcool: 8% – concentração de açúcar: 40 g/litro – variedades: Verdejo (60%) e Riesling (40%) – preço: 21/22 euros – parte do mosto fermenta em barrica francesa – palha claro com reflexo esverdeado. Aberto nos aromas com geléia de damasco, leve balsâmico sobre uma notinha de favo de mel. Na boca é um vinho leve, macio, de bom frescor e razoável presença de fruta. A persistência é boa e o final delicado, limpo, sem arestas. Vinho para aperitivos e sobremesas não muito doces. Avaliação: 89/100 pts.

 

 

 

Corpus del Muni Vendimia Seleccionada Tempranillo 2011Vino de La Tierra de Castilla – álcool: 14% – vermelho rubi intenso. Aromas frutados. Na boca taninos presentes de boa qualidade. Perfil expansivo, marcante. Acidez na medida. Perfil moderno com a fruta se destacando. Final redondo. Cresceu com tortilla. Avaliação: 87/100 pts.

 

Corpus del Muni Roble 2011 – Vino de La Tierra de Castilla – variedades: Tempranillo (80%), Syrah, Petit Verdot e Garnacha – preço na origem: 5 – 6 euros – amadurecido por quatro meses em barrica de carvalho americano e francês. Aromas de frutas maduras,  toques vegetais sobre uma nota tostada. Na boca subimos mais um degrau. Taninos macios, finos, acidez salivante garantidora do ótimo frescor do vinho e de sua fluidez no paladar. Sabor condimentado, levemente picante garantidor da personalidade deste gostoso vinho, de final amplo e frutado. Avaliação: 89/100 pts. 

 

Este inusitado blend de Tempranillo, Garnacha, Syrah e Petit Verdot 2011 é um vinho fácil de beber, de boa complexidade e que chegará ao Brasil por bom preço!

Corpus del Muni “Lucía Selección” Crianza Tempranillo 2007 VDLTC – álcool: 14,5%  – vinho amadurecido em barrica de carvalho francês e americano durante 12 meses – preço na origem: 9 euros – vermelho rubi intenso com alguma profundidade. No olfato notas de especiarias sobre frutas negras. Na boca a sua entrada revela um vinho de grande expressão, concentrado, potente, de taninos presentes de boa textura, leve sobra álcool e boa integração entre madeira e fruta. Já agrada no momento, mas promete ganhar alguma complexidade na garrafa. Avaliação: 88/100 pts.+

Corpus del Muni 2009 “Selección Especial” Tempranillo VDLTC – álcool: 14,8% – quase retinto na cor, fechado nos aromas com um leve toque de frutas vermelhas e negras, exibiu no paladar volumoso e concentrado, taninos “nervosos” de qualidade elevada, acidez igualmente presente, fruta perceptível apesar da prevalência da madeira. Álcool generoso sem incomodar. Enfim, um vinho de personalidade que requer algum tempo na garrafa para mostrar todas suas virtudes, que não são poucas. Avaliação: 88/100 pts.+

 

Muni “amostra de barrica” 2011 – o vinho “top” da bodega, estagiado em barricas francesas novas, exibiu cor retinta, aromas complexos com frutas negras, café torrado sobre uma nota defumada bem definida. Na boca taninos presentes e volumosos de ótima qualidade. Concentrado revelou camadas sobre camadas de fruta e madeira formando um conjunto típico, sofisticado e imponente. Profundo, este vinho, salvo melhor juízo, está praticamente “pronto” para ser engarrafado. Avaliação: 90/100 pts.++

Pontuações:

Corpus del Muni. Roble 2001 88/100 pts. Robert Parker 2003.
Corpus del Muni. Roble 2004 90/100 pts. Robert Parker 2007.
Corpus del Muni. Lucía Selección (crianza) 2001 Gold Bacchus.

Corpus del Muni. Lucía Selección (crianza) 2001

Gold in Concours Mondial de Bruxelles.

Corpus del Muni. Roble 2004 Bronze Baco by Unión de Catadores.
Corpus del Muni. Roble 2001 86 points Guía Peñín
Corpus del Muni. Roble 2004 90/100  pts. Vivir el Vino.
Corpus del Muni. Lucía Selección (crianza) 2004 90/100 pts. Vivir el Vino.

 

(Visited 570 times, 570 visits today)

2 thoughts on “Giro pela Espanha, Castilla-La Mancha, Bodegas Del Muni – Toledo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *