Já virou uma tradição neste blog publicar a matéria totalmente vertida para a lingua portuguesa falada no Brasil o resultado de um dos mais importantes concursos de vinhos realizados no Chile, o AWOCA. E, neste princípio de 2013 não será diferente: ” A 10ª edição do AWOCA – Annual Wines of Chile Awards 2013 ocorreu agora em janeiro. É uma das premiações mais importantes da indústria chilena de vinho e que este ano teve a particularidade de orientar seu foco para o mercado asiático.

Nos últimos 10 anos, as exportações chilenas para Ásia tem registrado um crescimento sustentado de  550%, motivo pelo qual também foram abertos 13 escritórios da “Wines of Chile” neste continente, transformando o vinho chileno num dos produtos mais apreciados por muitos países deste continente, junto com commodities como o cobre e o salmão chileno. Por esta razão, foi que desta vez AWOCA decidiu por seus olhos alí, formando o corpo de jurados responsáveis de eleger os ganhadores, principalmente por asiáticos. Exatamente pelos  experts em vinho Tersina Shieh (Hong Kong), membro do Centro de Vinho Independente de Shanghai; Fong Yee Walker (China), educadora, assessora de vinhos e candidata a Master of Wine; Young-Ji You (Korea), sommelier-chefe do Hotel Sheraton de Seul; Yumi Tanabe (Japão), jornalista e consultora-educadora de vinhos; Walter Kei (Hong Kong), chefe, blogueiro e colunista de vinhos, gastronomia e viagens; Masaharu Oka (Japão), presidente da Associação de Sommeliers do Japão; e também pelos chilenos Marcelo Pino, Melhor Sommelier de Chile 2012; Héctor Vergara, Master Sommelier e Patricio Tapia, jornalista especializado. Eles foram encarregados de degustar às cegas 615 vinhos chilenos – provenientes de mais de 100 vinícolas chilenas -, das quais 453 corresponderam a cepas tintas, 130 a brancas, o restante 34 rosé, late harvest e espumantes.

Este ano, o que chamou a atenção dos jurados foram  aspectos como a certificação de sustentabilidade das vinícolas, o surgimento nos últimos três anos de novos espumantes  e de variedades como a Moscatel, também conhecida por Muscat. Com efeito, houve dois exemplares ganhadores desta variedade. Neste ano houve a incorporação de uma nova categoria:  “Melhor Super Premium”. As vinícolas campeãs com três vinhos, foram Cono Sur e  Viña Errázuriz. E de acordo com as novas denominações de origem, o vale com mais ganhadores foi Aconcágua. Claudio Cilveti, “managing diretor” de Wines of Chile, destacou a importância do certâme e suas implicações para a indústria. Com dez anos de trajetoria, este concurso tem se  consolidado como um dos de maior prestígio e solidez de nossa indústria, graças a uma metodologia objetiva e profissional que tem permitido submeter com êxito a nossa indústria ao julgamento de distintos mercados, neste caso a Ásia, destino de imenso potencial para as exportações de vinho chileno”, comentou.

Estes são os ganhadores do AWOCA 2013 segundo suas categorias:

– Melhor Espumante: Santa Digna Estelado 2010, Viña Miguel Torres.

– Melhor Sauvignon Blanc: Montes Outer Limitis 2011, Viña Montes.

– Melhor Chardonnay: Aconcagua Costa 2011, Viña Errázuriz.

– Melhor Late Harvest: Erasmo Torontel 2008, Viña La Reserva de Caliboro.

– Melhor Outros Brancos: Santa Carolina Reserva Moscato 2012, Viña Santa Carolina

– Melhor Rosé: Litoral Rosé of Pinot Noir 2012, Viña Ventolera.

– Melhor Cabernet Sauvignon: Arboleda 2010, Viña Arboleda.

– Melhor Carmenère: Marchigüe Private Collection 2011, Viñedos Marchigüe.

– Melhor Pinot Noir: Cono Sur 20 Barrels 2010, Viña Cono Sur.

– Melhor Syrah: Cono Sur Single Vineyard 2011 y Cono Sur 20 Barrels 2010, de Viña Cono Sur.

– Melhor Outros Tintos: VIGNO García Schwaderer 2009, Viña García & Schwaderer.

– Melhor Assemblage Tinto: Sideral 2009, Viña Altaïr.

– Melhor Vinho Premium Branco: Casa Marín Cipreses Vineyard Sauvignon Blanc 2011, Viña Casa Marín.

– Melhor Vinho Premium Tinto: Don Maximiano Founder’s Reserve 2010

– Melhor vinho branco relação qualidade-preço: Santa Carolina Reserva Moscato 2012, Viña Santa Carolina.

– Melhor vinho tinto relação qualidade-preço: Oveja Negra cabernet franc-carmenère 2011, VIA Wines

– Melhor Vinho do concurso: Errázuriz Don Maximiano Founder’s Reserve 2010, Viña Errázuriz. 

(Visited 109 times, 109 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *