Ao preparar sua seleção dos 50 vinhos top portugueses, Julia Harting provou de maneira exaustiva diversos vinhos entre Portugal e Londres. Ao final do texto suas notas de degustação. “Baixo teor de álcool, alta de acidez, sabor relativamente neutro com uma ligeira agulha para lhe dar vivacidade – é provável que seja essa imagem de muitas pessoas dos Vinhos Verdes brancos (e também dos vinhos regionais do Minho). Isso deriva de escolhas geralmente estreitas disponíveis para além de Portugal, especialmente nos supermercados da Europa. Um vinho para ser bebido o mais jovem possível sem prestar muita atenção a eles. Este estilo é um reflexo da região, que é mais fria e úmida do que qualquer outra parte do Portugal. As provas realizadas entre Portugal e Londres vão deixar de lado dessa imagem. A variedade de estilos, qualidade e a profundidade dos melhores vinhos é tão impressionante que inclui quatro Vinho Verde brancos e um tinto na minha lista dos top portugueses no ano passado. Eles variam em estilo, desde os exemplares de aromas clássicos derivados dos solos pedregosos até vinhos de grande concentração como alguns Alvarinhos”.

 

QUINTA DE CARAPEÇOS

Quinta de Carapeços, localizada em Travanca – Amarante. A quinta tem sede num casarão antigo do século XVII, reformado há cerca de 40 anos, e seu estado de conservação é muito bom.  Miguel Pereira de Abreu, Sales Manager e também o casal de proprietários Miguel Abreu e Maria Fernanda Abreu são os dirigentes da vinícola. A região dos vinhedos outrora denominava-se “entre Douro e Minho”. Cerca de 35 fileiras de vinhedos hoje dão lugar a apenas 3 patamares. O solo é granítco e a produção da ordem de 120.000 garrafas anuais. Em poucas palavras, “com uma história que remonta a 1338, a Quinta de Carapeços concilia tradição e utilização dos mais modernos equipamentos e técnicas de vinificação, repsoeutando sempre uma regra de ouro: “Não há duas colheitas iguais”. A direção enológica cabe a Jorge de Souza Pinto.

Quinta de Carapeços Alvarinho 2011 Vinho Regional Minho – Beber entre 2012 -2013 – TA 5.4 g/l, pH 3.54, RS 1.8 g/l. Fermented at 14 ºC. Weekly bâtonnage for four months. Ripe citrus and verging towards pineapple, slightly hindered by the SO2 at the moment. Ripe and more exotic fruit on the palate, then more stony on the finish. (JH) 13%. Avaliação: 15,5/20 pts.

 

image001

Quinta de Carapeços Alvarinho/Trajadura 2011 Vinho Regional Minho – Beber entre 2012 -2013 – RS 2.4, TA 5.3 g/l, pH 3.39. Fermented at 16 ºC. Ripe fruit but also green apple, plus new-­wine pear-­drops aroma. Dull. (JH) 12.5%. Avaliação: 15/20 pts.

(Visited 256 times, 256 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *