Vinhos e gastronomia
Paladar cibernético

“Já por 3 anos, o portal EnoEventos publica a classificação dos sites/blogs de vinhos pela quantidade de acessos, conforme levantamento efetuado na página americana alexa.com. O assunto desperta sempre grande interesse dos leitores e, ainda mais, dos próprios editores, que podem dessa forma se posicionar quanto à popularidade de suas páginas em relação aos demais participantes.
Com isso, imaginamos que deve despertar igual interesse a classificação dos sites/blogs dedicados à gastronomia e partimos para a realização de um levantamento da classificação global das páginas brasileiras referentes a esse tema.

O que nos chamou a atenção foi a grande quantidade de endereços que não são atualizados há alguns meses ou anos, evidenciando um comportamento já observado nos blogs de vinho, mas que em relação à gastronomia é muito mais comum: muita gente começa a escrever sobre gastronomia, elabora críticas sobre restaurantes, divulga receitas, mas desiste em curto espaço de tempo. Com isso, há um sem-número de iniciativas que continuam no ar, sem nunca mais terem sido atualizadas. Esses mortos-vivos não foram, é claro, considerados em nosso levantamento.

Foi difícil encontrar endereços de gastronomia com atualização regular. No total, conseguimos compilar um total de 36 sites/blogs, quantidade significativamente menor do que os 82 sites/blogs de vinhos que incluímos em nossa mais recente análise.

E como se posicionam, relativamente, os sites/blogs de gastronomia em relação àqueles dedicados ao vinho? Para responder a essa pergunta, elaboramos uma classificação conjunta das páginas de vinho e de gastronomia, apresentando os 10 mais importantes endereços brasileiros, que é exibida abaixo.
É fácil de perceber que as páginas de vinho demandam um tráfego de visitantes bem superior às de gastronomia: dos 10 melhores classificados, apenas dois – posicionados no 4º e no 5º lugares – tratam sobre gastronomia.
E nossa alegria não poderia ser maior ao verificar que o EnoEventos continua no topo da classificação, como a página dedicada a esses dois assuntos mais visitada do Brasil. Confiram só:

1° enoeventos – www.enoeventos.com.br – Vinhos

2° vivendoavida.net – www.vivendoavida.net – Vinhos

3° .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..-.-.-.-

4° Basílico – www.basilico.uol.com.br – Gastronomia

5° Gastrolândia – www.gastrolândia.com.br – Gastronomia

6° Blogdojeriel – www.blogdojeriel.com.br – vinhos

7° .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-..-.-.

8° Winetag – www.winetag.com.br – Vinhos

9° .-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

10° Falandodevinhos.com.br- falandodevinhos.wordpress.com.br – Vinhos

Fonte: portal Enoventos, Oscar Daudt 11/12/2012

(Visited 245 times, 245 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *