Marlborough está localizada na ponta nordeste da ilha sul. A cidade se estende desde o pequeno porto de Picton na “Marlborough Sounds”, para a cidade Kaikoura na costa leste. O Vale Wairau se estende em linha reta perfazendo a mais extensa plantação de videiras da região. Atualmente conta 23.600 hectares de terra plantados com videiras (2010). Esta região ganhou aclamação mundial por conta da Sauvignon Blanc.

Marlborough é uma das áreas mais ensolaradas e secas da Nova Zelândia. Muito sol com noites frias e uma longa estação de crescimento ajuda na formação de sabores de frutas vibrantes motivo pelo qual essa região é famosa. A Sauvignon Blanc tornou-se o vinho de exportação da Nova Zelândia mais importante, porque produz vinhos brancos secos de qualidade consistente.

Os vales foram desenvolvidos milhões de anos atrás por uma geleira de grande porte. O Vale Wairau está na proximidade do rio Wairau que vai das montanhas no oeste do oceano Pacífico, a leste, e tem um clima mais quente, mais úmido. No Sudeste do Vale Wairau, o Vale Awatere tem um clima mais frio, seco, ensejando a produção de uvas com sabores de fruta e mineralidade intensa. Ambas as regiões têm solo sub-pedregoso, infértil e bem drenado. Devido ao terroir único, muitas variedades florescem aqui, incluindo as variedades brancas Chardonnay, Pinot Gris e Riesling, que produzem os aclamados brancos secos de fama internacional, mas também excelentes vinhos doces quando as condições climáticas permitem. Nos últimos anos, vinhas de Pinot Noir amadureceram, aumentando a reputação da região, eis que muitas vezes propiciam vinhos elegantes, frutados e de tipicidade destacada. O Pinot Noir de Marlborough tende a ser mais leve no corpo do que os vinhos de Central Otago e Martinborough.

Por fim, Marlborough é também um importante produtor de vinho espumante da Nova Zelândia; Pinot Noir e Chardonnay fazem a qualidade dos espumantes secos, a maioria feita no Méthode Traditionelle.

(Visited 806 times, 806 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *