A seguir imagens dos premiados vinhos Quinta da Neve na Expovinis 2013. Fomos gentilmente recebidos pelo Diretor da vinícola, Sr. Acari Amorim que teceu considerações sobre a vinícola e os vinhos lá produzidos.

CIMG0311

Sobre a vinícola Quinta da Neve –

Pioneira na região de São Joaquim (Rodovia SJM 270/km 15 – Distrito Lomba Seca, SJ/Santa Catarina – www.quintadeneve.com.br), a vinícola Quinta da Neve nasceu em 1999 do sonho de quatro apaixonados por vinhos, que buscam no Brasil um terroir de qualidade para produzir grandes safras. Na serra Catarinense, a 1.250 metros de altitude, foi escolhida uma área com solos pedregosos, mas bem drenados, temperaturas quentes durante o dia e frias durante a noite, com chuvas que se concentram fora do período de amadurecimento duas uvas. Esse é o solo e o clima perfeito para produção de uvas e de vinhos de excepcional qualidade. Foi neste local que a Quinta da Neve inaugurou uma das mais promissoras vinícolas da região e colocou a vinicultura nacional em um novo patamar. Hoje, a Quinta da Neve, com seus 25 hectares de vinhedos e vinificação própria, produz entre 70 e 80 mil garrafas por ano. Uma quantidade pequena, justamente para assegurar a qualidade total de seus vinhos.

Muitos enólogos e enófilos apontam o Pinot Noir da Quinta da Neve como o melhor produzido no Brasil com essa difícil uva. Mas o Cabernet Sauvignon, Chardonnay e o Sauvignon Blanc da vinícola também estão sempre incluídos entre os melhores do país pelas pelas diferentes publicações especializadas em enogastronomia. Agora com o lançamento do primeiro corte (Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Merlot), a Quinta da Neve se consolida como uma excepcional vinícola, capaz de produzir uma série de bons vinhos.

Por fim, a Quinta da Neve é formada por uma sociedade da família do empresário Adolar Hermann (importadora Decanter, uma das maiores do Brasil), com o jornalista/sommelier Acari Amorim e o engenheiro Robson Abdalla. Além do trabalho diário do engenheiro agrônomo João Palma Júnior e do enólogo Anselmo Mendes, reconhecido como um dos melhores de Portugal e de toda Europa. Anselmo Mendes, além de enólogo também é vinicultor e produz um dos melhores Alvarinhos do mundo, o festejado Muros de Melgaço. Na Expovinis 2009, a Quinta da Neve teve dois de seus tintos entre os quatro melhores do país, o Pinot Noir 2006 e o Cabernet Sauvignon 2007.  Os varietais Sauvignon Blanc, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e o destacado Pinot Noir aparecem na seleção dos melhores vinhos das diferentes  publicações de enogastronomia do Brasil.

Jeriel e Antonio da Silva, da Quinta da Neve, vinícola estabelecida em Santa Catarina
Jeriel e Acari Amorim, Diretor da Quinta da Neve, vinícola estabelecida em Santa Catarina

 Quinta da Neve Chardonnay 2011 – região: São Joaquim/Lomba Seca/SC – álcool: 13% – preço: R$ 32 – palha na transição para dourado brilhante. Aromas pouco intensos a lembrar com notas de frutas de polpa branca (maçã verde), toques amanteigados sobre um fundo cítrico. Boca que subscreve o olfato e se destaca pela delicadeza de sua madeira (6 meses em barricas francesas de diversas idades) judiciosamente utilizada. Acento mineral, um toque de fruta madura e final macio e redondo. A tipicidade também é boa. Melhor agora do que na primeira vez que foi provado, há quatro meses. Avaliação: 88/100 pts.+

(Visited 763 times, 763 visits today)