” Nos anos 90 o mundo do vinho passou por uma enorme revolução, e um nome exerceu uma influência poderosa nesse cenário, ultrapassando até mesmo tradicionais potências como a França e a Itália. A surpresa veio da Austrália que remodelou inteiramente a moderna produção de vinhos, entregando o que o mercado mundial mais desejava: vinhos encorpados, redondos, com bouquet aberto, cheio de frutas e notas pronunciadas de carvalho; sem esquecer de excelentes preços. Desde então, os vinhos australianos invadiram as prateleiras e conquistaram o gosto dos consumidores. O  Step RD Shiraz 2003, é um perfeito representante desse estilo. Localizada em Langhorne Creek a 70 km de Adelaide, a Step RD produz ainda outros dois vinhos a base de Shiraz, posicionados um pouco abaixo do vinho avaliado, o First Step e o Black Wing*. O Step RD Shiraz não nega as origens, já ao primeiro contato denuncia todo o estilo australiano”. Fonte: http://www.qvinho.com.br/vinhos/degustacao-as-cegas/uva-syrah-novo-mundo/ – Jomar Brustolin.  *Este escritor provou esses dois vinhos no dia 21.03.2007, em degustação realizada na sede da SBAV-SP, competentemente conduzida por Angela Mochi, Diretora da extinta importadora Wine Company. O vinho deste post não foi degustado naquela oportunidade. Mas foi recentemente. E não decepcionou.

CIMG0026

Degustação –

Step RD – First Step Shiraz – Origem: Austrália/Langhorne Creek – safra: 2003 – álcool: 14,5% – preço: R$ 89Importador: Wine Company (Inativa) – Coloração rubi violácea concentrada com discretíssimo halo de evolução.  Aromas abertos com licor de cassis, alcaçuz, geleia de frutas negras e baunilha. Na boca sua entrada revela um vinho de taninos aveludados que provocam  sensação de doçura no paladar. Fresco, sem denunciar o peso dos anos, de corpo pleno,  boa acidez, álcool integrado, retrogosto longo. Madeira integrada (18 meses em barricas americanas). Boa relação preço-qualidade. Avaliação: 90/100 pts.

(Visited 111 times, 111 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *